Com consumidores cada vez mais exigentes, conectados e em busca de experiências únicas, quem empreende no setor de doces precisa pensar além do sabor… Deve entregar inovação, estética, comodidade e conexão emocional. Parece muito? Mas não é! São tendências em sobremesas, um mercado que vive em constante transformação.
Nos últimos anos, as sobremesas vêm ganhando um protagonismo impulsionado pelos novos hábitos de consumo. Ou seja, se antes elas eram vistas apenas como um complemento, hoje são consideradas como o novo prato principal, deixando de lado o papel de coadjunte.
Neste artigo, nós vamos apresentar 5 tendências em sobremesas, especialmente as geladas, que estão transformando o mercado e descobrir como a Mr Mix as transforma em oportunidades reais de negócio. Então, vem com a gente!
Dados da Mordor Intelligence estimam que, até 2029, o mercado de sobremesas geladas movimente, aproximadamente, US$ 119,85 bilhões. Além disso, segundo a Associação Brasileira das Insdústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), o mercado de sorvetes e gelatos no Brasil fatura mais de R$ 14 bilhões por ano.
Portanto, ficar atento às tendências desse setor é essencial para quem quer se destacar e encantar o público com produtos que atraem, encantam e fidelizam. Em resumo, estar por dentro das novidades permite que a sua empresa atenda às demandas do mercado, esteja à frente da concorrência e gere resultados financeiros positivos.
No mais, também é importante porque:
– Atende às expectativas dos consumidores;
– Aumenta a competitividade;
– Identifica novas oportunidades de negócio com facilidade;
– Contribui para o aumento do ticket médio.
Embora possa parecer “moda passageira” para algumas pessoas, a verdade é que as tendências em sobremesas têm se consolidado no Brasil e guiado estratégias de sucesso baseadas no comportamento do consumidor.
A seguir, você confere 5 das principais tendências que estão moldando o futuro do mercado de sobremesas geladas e como a Mr Mix tem as incorporado, de forma criativa e estratégica, no cardápio!
Mesmo pensadas para cativar os paladares, as sobremesas também precisam encantar os olhos. Isso quer dizer que produtos coloridos, bonitos, bem montados e com embalagens criativas vêm ganhando destaque, sobretudo entre os jovens e clientes mais conectados que costumam compartilhar experiências nas redes sociais.
Um case recente que prova isso, é o famoso “Morango do Amor” sobremesa que bombou nas redes sociais de todo o país, especialmente na região Sudeste, nos últimos meses. Além de irresistível no sabor, o doce chama atenção pelo visual encantador, experiência divertida e apresentação criativa em camadas, que destaca sua casquinha crocante e brilhante. Não por acaso, viralizou rapidamente e se tornou uma verdadeira febre nas docerias brasileiras.
Observando tudo isso, a Mr Mix aposta em combinações surpreendentes e apresentações chamativas em seus produtos para que, além de dar vontade de comer, também sejam perfeitas para compartilhar.
Um exemplo perfeito é a Linha de Milk Shakes Especiais, que reúne sabores originais e exclusivos, com coberturas e confeitos que deixam o visual super atraente. Os milk shakes de torta de limão, palha italiana e torta merengue de morango, por exemplo, dão água na boca só de olhar.
Seguindo a mesma pegada, tem a nova Linha de Milk Shakes Famosinhos, que, em resumo, reúne os chocolates que todo mundo ama com bordões famosos e difíceis de esquecer. Além de visualmente atrativos, os produtos vêm com uma cinta personalizada com o nome do cliente. Ou seja, a sobremesa perfeita para postar nas redes sociais.
Um estudo apontou que mais de 60% dos brasileiros querem reduzir o consumo de açúcar e gordura. Portanto, investir em produtos saborosos e que não são prejudiciais à saúde é uma estratégia inteligente para empreendedores interessados em acompanhar as tendências.
No mercado de sobremesas, é preciso mostrar ao consumidor que produtos sem açúcar podem, sim, ser igualmente cheios de sabor e ainda evita problemas futuros ou “furar” a dieta.
Na Mr Mix, a Linha Zero é um verdadeiro destaque e conta com produtos sem açúcar, alguns deles até sem lactose. Há quase 10 produtos, incluindo sorvetes de massa, picolés e açaís, cheios de sabor e pensados para quem busca mais leveza sem abrir mão da indulgência.
Certamente, há algum sabor que faz você lembrar da infância, de uma situação afetiva ou dos clássicos brasileiros que fazem sucesso. Assim como acontece com você, também ocorre com boa parte dos clientes, que recorrem ao conforto emocional de sobremesas nostálgicas.
Visando equilibrar afeto e prazer, a Mr Mix também explora essa tendência do mercado de sobremesas para garantir um cardápio sempre atrativo.
Com receitas exclusivas e produção artesanal, a marca conta com a Linha Kids, repleta de produtos que têm o “gostinho de infância”, como Chiclete e Céu Azul. Além disso, tem sorvetes e milk shakes inspirados em doces clássicos, como palha italiana, torta de limão, paçoca, alfajor, petit gateu, etc.
No universo das sobremesas, a experiência vai além do sabor. Por isso, algumas campanhas fazem tanto sucesso, garantindo que os consumidores criem um vínculo emocional com os produtos. Nesses casos, um público movido por novidades acaba engajando e gerando um senso de urgência na compra dos itens.
Em 2022, a Mr Mix entrou na tendência com copos colecionáveis que foram um sucesso. Como parte da campanha “Chantilícia“, dois novos sabores de milk shake com topos de chantilly foram lançados e, na compra de um deles e mais R$ 7, o cliente ganhava um dos três copos em edição limitada.
Spoiler Allert: ainda este ano, novos brindes colecionáveis chegarão a todas as unidades da Mr Mix Milk Shakes. Ou seja, você não perde por esperar!
Em contrapartida, a promoção “Palito Premiado“, que em 2025 será realizada pelo 4º ano consecutivo, é um exemplo claro de experiência nostálgica. Mais do que consumir um delicioso picolé, os clientes criam expectativa, despertam lembranças, interagem com o produto e, claro, sentem vontade de querer comprar de novo.
Assim, com uma dinâmica envolvente, um produto “simples” pode virar uma experiência completa.
Por fim, a busca por praticidade e conveniência transformou os combos e tamanhos maiores em uma das tendências do setor. Com porções generosas e opções mais robustas no cardápio, as sobremesas se tornam verdadeiras refeições, que substituem o lanche por algo prático e saboroso.
Não foi por acaso que o tamanho GG de milk shake entrou em ação na Mr Mix e gerou um novo copo, com 700 ml. Para o lançamento, pessoas com 1,80 metros (ou mais) puderam resgatar um milk shake grátis, gerando um grande engajamento para toda a rede.
Dando continuidade à adequação às tendências, em 2025, as unidades de sorvetes também receberão novos tamanhos de embalagem. Além disso, ao longo do ano a rede de franquias realiza ações promocionais, com combos de diversos produtos.
Ao longo dos seus quase 20 anos, a Mr Mix tem se destacado por transformar tendências em produtos desejados, oferecendo sobremesas geladas que encantam pelo sabor, pela apresentação e pela inovação.
Com um portfólio diversificado, campanhas criativas e conexão com o público, a marca mostra que é possível unir prazer, estratégia e oportunidade em um só negócio.
Está pensando em empreender em um setor que está em crescimento e fazer parte de uma rede que sabe aproveitar as tendências em sobremesas? Então, conheça os modelos de negócio da Mr Mix e descubra como ter uma empresa de sucesso!