Tendências de negócios para o mercado de sorvetes

Tendências de negócios

Recentemente, fizemos um artigo bem completo sobre as tendências de negócios que vêm se destacando em 2023. Porém, hoje, o assunto é especificamente o mercado de sorvetes, que vem crescendo ano após ano.

Dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis) mostram que foram produzidos mais de 1 bilhão de litros de sorvetes e gelatos (incluindo massa, picolés e soft) em 2022.

Além disso, no Brasil, existem cerca de 11 mil empresas ligadas ao setor que, juntas, faturam mais de R$ 14 bilhões por ano.

Números tão positivos assim contribuem para que o mercado de sorvetes se tornem um atrativo e os empreendedores invistam cada vez mais nele. Mas como se dar bem nesse setor? Dá para ter uma boa rentabilidade? É o que vamos ver a seguir com as tendências de negócios para aplicar na sua empresa!

Tendências de negócios para o mercado de sorvetes

Como você deve imaginar, o mercado de sorvetes é bem amplo e evolui a cada ano que passa, principalmente com a chegada de novos avanços tecnológicos e mudanças de comportamento dos consumidores como um todo.

Por isso, listamos algumas tendências de negócios que, se colocadas em prática, provavelmente darão muito certo no seu empreendimento.

Versões mais saudáveis

Pesquisas mostram que os brasileiros têm buscado se alimentar cada vez melhor. Inclusive, dados da empresa Ticket afirmam que 85% dos consumidores que fazem refeições fora de casa após a pandemia buscam alimentos mais saudáveis.

Portanto, essa é uma das tendências de negócios que as sorveterias podem aderir, mesmo que nem todas as opções do cardápio sejam naturais.

Nas franquias de sorvetes da Mr. Mix, por exemplo, os consumidores encontram os tradicionais sorvetes, picolés e paletas que todo mundo ama. No entanto, também podem optar por alternativas mais saudáveis.

No cardápio da Mr. Mix, é possível encontrar sorvetes 100% vegetais (feitos com frutas selecionadas ou sucos integrais), açaí com sabor natural e picolés “zero” sem adição de açúcar. Ou seja, sempre dá para inovar nos produtos.

Tendências de negócios

Diversificação dos canais de vendas

É certo que ainda há muitas pessoas que vão até a sorveteria com a família, mas o número de pessoas que preferem comprar pela internet também cresceu. Os clientes querem receber produtos no conforto de casa ou ter a possibilidade de passar na loja apenas para retirar o pedido.

Sendo assim, as sorveterias precisam seguir a tendência e diversificar os canais de venda, ainda que o foco seja o presencial.

E ainda, ao contrário do que muitos pensam, não é uma estratégia cara de se colocar em prática. É possível vender por meio de aplicativos de delivery, telefone e WhatsApp. Dependendo da demanda, a sorveteria pode contratar um motoboy fixo ou fazer parcerias com entregadores autônomos.

Sustentabilidade

Na verdade, mais do que uma tendência de negócios, a sustentabilidade se tornou uma realidade para muitas empresas. E esse tem sido um fator importante tanto para os consumidores quanto para o mercado e para o planeta.

Mas como uma sorveteria pode se tornar sustentável? Mesmo que ainda não seja possível colocar grandes ações em prática no seu negócio, dá para começar com pequenas atitudes.

Algumas ideias são: fazer a separação de lixos no seu estabelecimento, dar prioridade a aparelhos que economizam energia, optar por embalagens e acessórios biodegradáveis e ficar atento aos desperdícios durante o processo de produção.

Alternativas gourmet

A famosa “gourmetização” dos alimentos ainda está entre as tendências de negócios e você pode aproveitá-la facilmente na sua sorveteria. A ideia é que os itens do cardápio tenham alta qualidade e sejam mais elaborados do que os tradicionais.

E, para isso, você nem precisa dobrar o valor da produção. Uma nova apresentação, a adição de acompanhamentos e a utilização dos ingredientes diferentes são suficientes para dar uma “cara nova” ao seu cardápio.

Além disso, se você não quiser, não precisa ser algo recorrente. Uma boa ideia é aproveitar as datas comemorativas para “gourmetizar” os produtos.

Um bom exemplo disso foi a campanha do Mês das Crianças de 2022 na Mr. Mix. Produtos exclusivos foram lançados para integrar a Linha Kids e deixá-los ainda mais atrativos para o público. Bordas trufadas, coberturas diferentes, novos acompanhamentos (como o marshmallow), sabores diversos e muita cor deram a aparência “gourmet” aos produtos.

Também podemos citar os sorvetes de massa da Mr. Mix, que são de alta qualidade e têm sabores bem diferentes integrando a linha Premium. No cardápio, há opções que vão desde “ChocoBrownie” a “Banana flambada com avelã”.

Pequenos negócios

Segundo a Abis, das 11 mil empresas do setor de sorvetes e gelatos, 92% são micro e pequenas empresas. Em outras palavras, isso mostra que não é preciso ter uma mega sorveteria para garantir um bom retorno.

Aliás, se você tiver interesse, descubra quanto custa abrir uma sorveteria clicando no link.

Caso você não queira abrir uma loja do “zero”, você pode apostar no sistema de franquias, que já conta com negócios bem estruturados e costuma ser bastante rentável. Certamente, você vai encontrar uma que se adeque ao seu perfil, como aconteceu com o empreendedor Albert Guimarães.

“Quando resolvi investir em uma loja, pensei que tinha de ser uma Mr. Mix. Busquei franquia por ser novo no comércio e a base que a Mr. Mix oferece é muito boa. Isso foi primordial na minha decisão de abrir a primeira loja, já que os produtos já tinham me conquistado.”, contou o franqueado há mais de 10 anos.

Portanto, se você quer dar o primeiro passo para ir crescendo aos poucos, conheça melhor sobre o mercado de franquias e os investimentos que precisam ser feitos. Talvez, essa seja a melhor alternativa para você.

Quer saber mais ibre os diversos dados financeiros da franquia que pretende investir, como: investimento inicial, faturamento bruto, custos fixos e despesas operacionais? Acesse a Calculadora de Franquias.

Como aplicar as tendências de negócios nas sorveterias?

A melhor forma de colocar as tendências de negócio em prática é adaptando-as à sua realidade. Muitas vezes, os empresários acham que é caro investir em inovação, mas não é bem assim que funciona.

Primeiramente, é essencial analisar cada tendência, observar qual delas faz sentido para a sua empresa e, só então, colocá-la em prática.

Neste artigo, demos várias sugestões acessíveis – até mesmo para pequenos negócios – e fáceis de colocar em prática. Certamente, algumas delas poderão ajudar a alavancar a sua empresa.

Quer saber mais sobre as tendências de negócios do mercado de sorvetes e dicas para ingressar neste setor? Converse com especialistas através do e-mail expansao@mrmix.com.br, tire todas as suas dúvidas e receba conteúdos atualizados sobre o tema!