Tendência de negócios para 2023 em destaque

Todos os empreendedores que querem alcançar o sucesso precisam estar atentos a cada tendência de negócios para 2023. Claro que nem todas elas vão se adequar à sua empresa, mas é essencial conhecê-las e tentar adaptá-las.

Como todos os anos, 2023 veio trazendo uma série de novidades. Inclusive, foi extremamente importante para as empresas que aguardavam ansiosamente pelo fim da pandemia e a retomada total da economia.

E para que você não fique para trás e se adapte às novidades o quanto antes, nós separamos algumas tendências que vieram com tudo este ano e podem aumentar a lucratividade e atrair clientes para a sua empresa.

Tendência de negócios para 2023

Omnichannel

O omnichannel não é algo novo, mas ainda é uma tendência de negócios para 2023. Com a tecnologia avançando cada vez mais e os usuários aderindo às novas modalidades de compra, os negócios precisam se adaptar a elas.

Omnichannel é uma estratégia que usa vários canais de comunicação para oferecer uma experiência completa ao cliente. Por exemplo: o consumidor da Empresa X pode pedir pelo aplicativo, receber em casa e trocar na loja. São vários canais conectados para que ele construa a jornada de compra da forma que preferir.

Um ponto bem positivo é que ele se adequa bem a quase todos tipos de negócio e não é difícil de implementar.

Decisões baseadas em dados

Tomar decisões aleatoriamente nunca foi uma boa alternativa. Porém, agora, com a facilidade cada vez maior de coletar dados e informações dos usuários, é possível fazer escolhas cada vez mais assertivas.

Além de existir ferramentas extremamente modernas para coletar, analisar e armazenar informações, também há diversos canais acessíveis para se comunicar com o cliente de maneira assertiva. Sites, aplicativos, redes sociais e até os apps de mensagens permitem que você tenha acesso a informações reais.

Com isso, as chances de cometer erros e de fazer escolhas ruins são bem menores.

Inteligência artificial

O ano de 2023 já iniciou com as atenções voltadas para uma ferramenta de inteligência artificial (IA): o ChatGPT. Trata-se de um chatbot online que consegue responder, em tempo real, as perguntas feitas pelos usuários e montar textos de maneira bem coerente, como em uma conversa.

A IA também pode ser vista como uma tendência de negócios, e não só pelo ChatGPT. Usada da forma correta, ela é capaz de auxiliar na criação de conteúdos, facilitar a comunicação com os clientes, gerir estoque, analisar dados, acompanhar o comportamento dos consumidores, monitorar a produção e muito mais.

Consciência ambiental

Hoje, mais pessoas conseguem entender que todas as ações realizadas geram consequências que impactam diretamente o meio ambiente, e muitas estão causando impactos negativos e irreversíveis. Com isso, seguindo a mesma linha de pensamento, as empresas estão cada vez mais preocupadas.

O conceito que rege essa tendência é o ESG (Environmental, Social and Governance) que já vêm sendo aplicado em diversas empresas brasileiras. A ideia central é aumentar a preocupação e as boas práticas que contribuem para a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas instituições.

Foco na experiência do cliente

Em 2023, os consumidores, mais do que nunca, se tornaram o foco. Isso mostra que a experiência do cliente é uma tendência de negócios que chegou para ficar.

E esse é um tema que precisa ser levado em consideração. Dados do estudo CX Trends 2023, da empresa Zendesk, mostram que 65% dos consumidores já desistiram de uma compra por causa de uma experiência ruim.

Em meio a tanta concorrência, oferecer um bom produto já não é mais o suficiente para satisfazer o público. É preciso unir personalização, inovação, velocidade e humanização. Diferentes segmentos são capazes de atuar em nichos como o de cerveja artesanal por exemplo, mas o segmento de sorvetes e milk-shakes ainda conseguem ter uma amplitude de público ainda mais abrangente e rentável.

Marketing de influência

Embora não tenha surgido agora, o marketing de influência se mantém como uma tendência de negócios para 2023 e, certamente, você já suspeita do porquê.

Quantos influencers com milhões de seguidores você já viu na internet? E quantos microinfluencers de nichos mais específicos? Além disso, quantas pessoas você vê seguindo e interagindo com cada um deles? Com certeza, a resposta para todas as perguntas foi “vários” ou alguma variável.

Os influenciadores estão com toda a força e são capazes de humanizar uma marca, atrair compradores e engajar clientes que não enxergavam determinadas empresas.

Os consumidores querem pessoas reais e o marketing de influência é um dos meios de conseguir isso. Ele está muito ligada à comunicação on-line, mas costuma impactar todos os setores.

Negócios pequenos e rentáveis

Certamente, as grandes empresas lucram bastante, mas o tamanho da companhia não é o único fator decisivo quando o assunto é lucratividade. Negócios pequenos com ideias inovadores tem tudo para serem rentáveis, principalmente em 2023.

Inclusive, a última pesquisa “Impactos da Mobilidade do Varejo”, realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), mostrou que 76,8% dos entrevistados disseram que fazem a maior parte das compras perto de casa. Ou seja, é uma excelente oportunidade para quem pensa em investir em filiais e franquias.

Na Mr. Mix, por exemplo, há modelos de negócios para diferentes perfis de clientes, um deles, com investimento inicial de menos de R$ 70 mil. Portanto, não é necessário ter um capital altíssimo para iniciar um negócio rentável.

modelo de negócios tendência: microfranquia de sorvete

Qual sua tendência de negócios para 2023?

Citamos apenas algumas das tendências de negócios para 2023 que as empresas podem colocar em prática para não ficar para trás.

Certamente, nem todas podem ser aplicadas em alguns tipos de negócio, mas é possível adaptá-las e ir levando-as para o dia a dia da sua empresa. Lembre-se que para se tornar referência no mercado é preciso estar sempre atento às necessidades dos clientes e à frente da concorrência.

Quer ter um negócio de destaque ainda este ano? Converse com o nosso time de especialistas e conheça os modelos que são tendência em 2023! Cadastre-se aqui para mais informações.