Você já pensou em ter uma sorveteria self service? Investir no mercado de sorvetes tem sido uma alternativa cada vez mais interessante para empreendedores que almejam sucesso, já que os números do ramo crescem a cada ano.
De acordo com a Associação Brasileira de Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), o faturamento do setor entre junho de 2022 e junho de 2023 foi de R$ 16 bilhões. Ou seja, números bem atrativos para quem tem interesse em ingressar nele.
Mas será que vale a pena investir em um modelo de sorveteria self service? É o que nós vamos te mostrar agora!
O mercado de sorveterias é bem amplo e, por isso, é muito comum nos depararmos com diversas modalidades de negócio. Na Mr Mix, por exemplo, há dois modelos de franquia de sorvetes: a loja de fábrica e o self service com atacado. Ambos são bastante vantajosos, mas têm características diferentes.
A sorveteria self service permite que o cliente tenha a liberdade de montar o seu próprio sorvete. Com isso, o valor é cobrado por quilo e o consumidor paga apenas a quantidade que quiser comer.
Para saber se esse é o modelo ideal para você investir, é importante avaliar alguns aspectos fundamentais: o mercado, o investimento inicial, os riscos e o seu perfil de empreendedor.
Mas se você já analisou todos esses pontos e ainda está com dúvidas, confira a seguir 5 motivos para investir no modelo e descubra se é o investimento ideal para você!
Existem modelos de negócio que são segmentados e, por isso, precisam se dedicar a um público-alvo específico. Isso não acontece em uma sorveteria self service, já que ela consegue atrair clientes de todas as idades, de crianças a idosos, com muita facilidade.
Por si só, o sorvete já é uma sobremesa amada pela maioria dos brasileiros, mas quando oferece uma experiência diferenciada, ele se torna ainda mais atraente.
Em outras palavras, quando o cliente sabe que pode diversificar sabores, acompanhamentos e montar os sorvetes da forma que achar melhor, todo o processo fica mais divertido para ele.
Em uma sorveteria self service, o consumidor tem participação ativa em todas as etapas, afinal, ele serve a si mesmo. Portanto, não é necessário contratar muitos funcionários para fazer o atendimento e nem investir em uma megaestrutura. O modelo, na verdade, é bem enxuto e demanda pouca mão de obra.
Como consequência, a margem de lucro acaba sendo maior, assim como a rentabilidade do negócio.
O cardápio de uma sorveteria self service pode ser bem variado, incluindo picolés e paletas, por exemplo. No entanto, o sorvete de massa por quilo sempre será o carro-chefe do modelo e, com ele, os clientes costumam ser bem mais generosos ao se servirem.
Isso quer dizer que, no fim, a possibilidade de “servir a si mesmo” permite que o modelo de negócio tenha um ticket médio maior que nas sorveterias tradicionais. Ou seja, é mais uma oportunidade de ter uma boa rentabilidade e aumentar a margem de lucro com o passar do tempo.
É inegável que uma sorveteria self service é bem mais fácil de gerenciar, e não estamos falando apenas de um quadro de funcionários menor. Outras características como controle de estoque eficiente, cardápio simplificado e a automatização dos processos também justificam a facilidade.
No momento em que o cliente vai pagar, por exemplo, não há dificuldades para precificar o produto, já que o valor é cobrado de acordo com peso da sobremesa montada. Outro ponto que facilita é a falta de necessidade de adaptar o cardápio, já que o cliente faz suas próprias escolhas.
Enfim, com uma gestão simplificada o empreendedor consegue focar mais na parte estratégica e menos nas operações do dia a dia.
Em um modelo de negócio rotativo como o self service, a possibilidade de inovar e implementar novos sabores não é difícil. Inclusive, é possível investir em várias ideias, como edições limitadas, campanhas especiais e produtos sazonais sem precisar de um investimento muito alto.
Um estabelecimento com essa proposta é bastante flexível e garante que o empreendedor consiga testar novidades de forma prática, deixando o negócio sempre atrativo sem impactar a operação que já existe.
Já imaginou ter os benefícios de uma franquia aliados às vantagens de uma sorveteria self service? É uma ideia bastante atrativa e que costuma dar muito certo.
Desde o início, o empreendedor tem certeza de que está fazendo um negócio seguro, com riscos muito baixos, investimento inicial menor do que em outros modelos e know-how de muitos anos. Além de ter a chance de crescer em pouco tempo e ter suporte contínuo para tocar a operação adequadamente.
Também vale destacar que o lucro é muito bom, dependendo da rede de franquias escolhida. No modelo “Self Service com atacado“, da Mr Mix, por exemplo, o lucro líquido médio é de 24% sobre o faturamento e a média de retorno do investimento é de apenas 12 meses.
Ficou convencido de que o modelo é atrativo e quer saber se ele combina com o seu perfil de empreendedor? Cadastre-se na nossa página e iniciaremos uma conversa com você!