
Você sabia que existem, aproximadamente, 2 milhões de celíacos no Brasil? Essa é a estimativa da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). Por isso, o consumo de sorvete sem glúten tende a aumentar nos próximos anos por quem não abre mão de comer sobremesa sem afetar a saúde.
A previsão da Mordor Intelligence é prova disso! De acordo com o estudo, o mercado global de sobremesas e sorvete sem glúten deve registrar uma CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 6,2% até 2029.
E embora nem todas as sorveterias invistam na novidade, algumas marcas no mercado já trabalham com um cardápio exclusivo e saboroso, sem a presença da proteína considerada a “vilã” de muitos intolerantes.
Então, vem descobrir como é feito o sorvete sem glúten e se vale a pena incluir a opção no cardápio das sorveterias!
Em resumo, a doença celíaca é uma condição autoimune causada pela intolerância ao glúten. Ou seja, pessoas celíacas precisam manter uma dieta livre do ingrediente, inclusive em doces e sobremesas, por toda a vida.
Contudo, a boa notícia é que sim, existem sorvetes para celíacos e eles são 100% livres de glúten. No entanto, nem todas as marcas oferecem essa opção.
Para ser considerado “sem glúten”, o sorvete não pode ter nenhum ingrediente com a proteína. Em alguns casos, também deve ser evitado o uso de equipamentos (ou utensílios) que causem contaminação cruzada.
Em regra, itens como biscoitos, caldas, granulados, confeitos, aromatizantes artificiais, casquinhas e corantes, por exemplo, podem conter glúten. Então, não deve haver nenhum resquício deles em um sorvete para celíacos.
Talvez quem empreende no ramo de sorveterias esteja se perguntando se realmente vale a pena incluir sorvete sem glúten no cardápio. E, de acordo com as tendências do setor, a resposta é sim!
Da mesma forma que existe demanda para sorvetes sem açúcar e para intolerantes à lactose, por exemplo, também há quem siga a dieta celíaca à risca, no entanto, ama uma sobremesa gelada para se refrescar.
É uma excelente oportunidade de negócio e, além disso, esse tipo de produto torna o estabelecimento mais inclusivo e demonstra preocupação com o público que tem algum tipo de restrição.
Contudo, para os empreendedores que ainda estão na dúvida, separamos 4 motivos convincentes de que investir em sorvete sem glúten é uma boa escolha!
Estabelecimentos inclusivos e que atendem a diferentes necessidades tendem a ter um fluxo maior de pessoas, já que os familiares e amigos dos intolerantes também acabam frequentando esses locais.
Sendo assim, incluir sorvetes para celíacos no cardápio é uma forma eficaz de aumentar o público-alvo, trazendo novas pessoas para conhecer os produtos e, quem sabe, se tornar cliente fiel.
No Brasil, há mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e de gelatos, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis). Portanto, em meio a tantos concorrentes, ter um bom diferencial é a chave para se destacar.
Além disso, é uma das melhores formas de fortalecer a marca e posicioná-la no mercado como referência em inovação, exclusividade e alta qualidade.
Todos os anos surgem novas tendências para o setor de sorvetes, portanto, para mostrar que está acompanhando as mudanças, as marcas precisam colocá-las em prática (se fizer sentido para o negócio). Afinal, quem não se atualiza acaba ficando para trás.
Sendo assim, ao considerar o aumento de celíacos no Brasil e da busca por produtos sem glúten, investir em opções que atenda a esse público é a chance de se dedicar à expectativa do público-alvo e se mostrar como uma marca moderna e atualizada.
Um dos principais desafios de comercializar sorvete sem glúten é a produção, já que o processo precisa ser rigoroso. No entanto, atualmente, existem marcas que produzem e fornecem os produtos para revenda ou no sistema de franquias.
Em outras palavras, para empreendedores é uma forma de reduzir os custos operacionais e garantir os padrões de segurança e a alta qualidade que uma marca já reconhecida no mercado tem.
É comum pensar que, por não conter glúten, os sorvetes para celíacos sejam menos saborosos ou contenham ingredientes que afetem o sabor. No entanto, a verdade é que são extremamente deliciosos, sem componentes que interfiram negativamente na receita.
Em resumo, eles costumam ser feitos com ingredientes selecionados, saborizados naturalmente (com frutas, polpas, sucos naturais, extratos…) e com o mínimo possível de produtos artificiais.
Embora a Mr Mix não atue com uma linha exclusiva de produtos sem glúten, existem sabores naturalmente isentos da proteína em seus ingredientes.
Contudo, esses mesmos sorvetes são produzidos em um ambiente onde também há processamento de alimentos com glúten, portanto apesar dos cuidados diários com higienização, rigorosos padrões de qualidade e limpeza das linhas de produção, existe a possibilidade de contaminação cruzada — o que torna o consumo não recomendado para pessoas com sensibilidade extrema.
Já para quem apenas busca reduzir o glúten na alimentação, o risco é considerado baixo, sendo possível aproveitar nossos produtos com tranquilidade e sem grandes restrições.
Oferecer opções que contemplem diferentes públicos, é uma forma de tornar o cardápio mais atrativo com opções para todos os gostos e estilos de vida, ainda que essa inclusão seja feita aos poucos.
Para o empreendedor, essa diversidade representa novas oportunidades de venda e fidelização. Investir em variedade é, acima de tudo, investir em experiência — e isso é o que faz uma marca se destacar em um mercado cada vez mais exigente.
Se você quer investir no setor de sorvetes, acompanhe nosso blog e fique por dentro das atualizações e tendências do mercado!