Sorvete e picolé: saiba mais das diferenças entre eles

Sorvete e picolé Mr Mix

Sorvete e picolé são duas sobremesas bem populares e que fazem a alegria de muitas pessoas nos dias quentes, principalmente durante o verão. Porém, embora sejam bastante parecidas, ainda existem algumas diferenças.

Além do formato, da textura, dos ingredientes e do modo de produção, há outras características que diferem o sorvete e o picolé. Quer saber quais são elas? Nós separamos os principais diferenciais de cada um deles neste artigo!

O que é sorvete?

O sorvete nada mais é do que uma sobremesa gelada feita à base de algum laticínio (geralmente leite), frutas e/ou algum outro ingrediente saborizador (como chocolate e baunilha).

Embora fiquem armazenados no congelador, os sorvetes costumam ser pastosos. Portanto, mesmo consistentes, nem se comparam à textura do gelo, por exemplo. Geralmente, eles são consumidos com o auxilio de uma colher devido à consistência cremosa.

Por ser uma sobremesa versátil, existem sorvetes de diferentes sabores, desde os mais tradicionais, como morango, chocolate, baunilha, coco, etc., aos mais diferentes, como torta holandesa e petit gateau.

Na Mr Mix, por exemplo, há um cardápio de sorvetes em massa bem diversificado, incluindo opções ao leite, vegetais e zero açúcar.

O que é picolé?

O picolé é um dos tipos de sorvete que existem e pode ser caracterizado pela textura solidificada em um molde. Ele também é consumido congelado e fica preso a um palito para facilitar o consumo.

Normalmente, por ser menor e mais simples, ele costuma ser mais barato do que o sorvete tradicional e é bem fácil encontrá-lo em diversos estabelecimentos.

Assim como os sorvetes de massa, os picolés da Mr Mix também fazem bastante sucesso. Não à toa, a marca possui cinco linhas disponíveis: a Fruta Fã, Creme Club, Choco Lovers, Top Premium e Linha Zero.

Sorvete e picolé Mr Mix

Principais diferenças entre sorvete e picolé

Como deu para perceber, embora ambas as sobremesas sirvam, basicamente, para o mesmo fim, elas não são iguais. Na verdade, há vários pontos em que elas se diferem e, por isso, não podem ser consideradas como as mesmas.

Confira abaixo quatro características que explicam cada um dos tipos de sorvete!

Textura

A textura, certamente, é um dos principais diferenciais entre sorvete e picolé. Isso porque enquanto o sorvete é bem cremoso, aerado e consistente, a ponto de comer de colher, o picolé acaba sendo bem mais firme e sólido para atingir o formato desejado.

Justamente por isso que o sorvete é consumido em pote ou na casquinha, enquanto o picolé fica anexado ao palito até o fim do consumo.

Ingredientes

As texturas são influenciadas, diretamente, pelos ingredientes utilizados. Em resumo, o alto teor de gordura do leite e/ou do creme faz com que o sorvete fique bem mais cremoso. O mesmo não acontece com o picolé, já que ele leva outros ingredientes no preparo.

Contudo, isso não quer dizer que um é melhor que outro, e vice versa. Ambos são deliciosos e satisfazem durante o calor.

Enfim, vale destacar que embora os picolés de frutas sejam os mais populares, também existem as versões ao leite com sabores diferentões, para agradar à todos os paladares.

Formato e consumo

O formato diz respeito à uma característica unicamente visual. Enquanto o sorvete é armazenado em apenas um recipiente e servido em potes e casquinhas, o picolé é naturalmente mais sólido e, geralmente, fica anexado ao palito.

Com isso, o sorvete costuma endurecer em um grande recipiente para ir sendo separado por bolas e colheradas.

Já os picolés são produzidos em forminhas e moldes, que podem ter os mais variados formatos, transferidos para o produto após o congelamento. Seu consumo costuma ser individual, por tratar-se de uma porção mais reduzida.

Sabores

Em ambos os casos, os sabores podem ser bem diversos. E é justamente por isso que o cardápio da Mr Mix conta com dezenas de opções.

No entanto, é muito comum que os picolés tenham mais sabores derivados das frutas. Enquanto isso, os sorvetes, que são feitos à base de leite, consegue explorar mais sabores e combinações.

Contudo, esta não é uma regra, existem picolés feitos com leite e sorvetes de massa vegetais, à base de frutas. Tudo é possível com criatividade!

Sorvete e picolé: qual escolher?

Se você está pensando sobre qual é a melhor alternativa entre picolé e sorvete, saiba que não existe nenhuma alternativa correta ou padrão para todas as pessoas.

O picolé pode ser sugerido em passagens rápidas pela sorveteria, já que é menor e mais prático de abrir e consumir. Em contrapartida, o sorvete é servido em maior quantidade, precisa dedicar mais tempo para comê-lo e é perfeito para encontros casuais.

No entanto, essa é uma escolha muito pessoal e pode variar de acordo com o gosto de cada consumidor ou ocasião. Não existem regras.

Mas se a sua intenção é ter uma sorveteria ou revender os produtos em outro negócio, saiba que o ideal é comercializar os dois tipos, e você encontra um leque de variedades em um único lugar: a franquia de sorvetes da Mr Mix.

Nela, é possível vender sorvete de massa, picolés, paletas, açaí e outras delícias. E os clientes, claro, amam essa integração para apreciar os mais diversos tipos da sobremesa em um único lugar.

Gostou do conteúdo? Vale a pena saber mais sobre o assunto no Blog da Mr Mix para ficar por dentro de todas as informações e novidades!