Quiosque de sorvete: descubra como abrir o seu

Descubra como abrir o seu quiosque de sorvetes.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias do Setor de Sorvetes (Abis), no Brasil há mais de 10 mil empresas ligadas ao setor e o faturamento anual é de mais de R$ 13 bilhões. Loja self-service, atacado, delivery e quiosque de sorvete são alguns dos modelos de negócio que existem no segmento.

Normalmente, todos eles são rentáveis, afinal, a estimativa é que os brasileiros consomem mais de 1 bilhão de litros de sorvete por ano. Mas os tipos de negócio costumam variar de acordo com o perfil do empreendedor, com o modo de operação, com a região de atuação e com a marca.

Dentre os modelos que mais se destacam está o quiosque de sorvete, que é compacto, moderno e, normalmente, fica localizado em pontos estratégicos. Descubra a seguir as principais características e as vantagens desse modelo!

O que é um quiosque de sorvete?

Um quiosque de sorvete é um ponto de venda compacto montado para atender ao público. Normalmente, eles ficam instalados em locais com grande fluxo de pessoas passando, como em galerias, em shoppings, em aeroportos, em hipermercados e até em espaços na praia. 

Esse tipo de negócio é bem comum, então, provavelmente, você já passou por algum quiosque desses enquanto caminhava em um dos locais que citamos.

Diferente das lojas, eles não são espaçosos e nem disponibilizam locais amplos para os clientes se sentarem. Nesse caso, a modalidade mais comum é a “Peça, pague e leve”.

No entanto, isso não quer dizer que ele seja pouco rentável ou de baixa qualidade. Ele é apenas menor, com opções limitadas de produtos e um fluxo maior de pessoas ao redor.

Vantagens de abrir um quiosque de sorvete

Embora os quiosques de sorvetes venham se tornando cada vez mais comuns, algumas pessoas ficam receosas e se perguntam se devem ou não investir no modelo de negócio.

De fato, os quiosques são menores e mais limitados do que as lojas tradicionais, mas há uma série de vantagens envolvidas nele. Confira a seguir quais são as principais.

Localização estratégica

Como dito anteriormente, o quiosque de sorvete, normalmente, é instalado em locais com grande fluxo de pessoas e isso impacta diretamente no número de vendas. Certamente, nem todos que passarem pelo espaço comprarão os produtos, mas só pelo fato de estar mais visível, já se torna mais atrativo.

Pense: instalar um quiosque com uma vitrine atrativa no meio de um shopping é ou não uma boa estratégia? Podemos apostar que sim!

Facilidade de instalação

Não que seja uma desvantagem, mas as sorveterias tradicionais precisam de mais de trabalho e mão de obra para serem instaladas. O contrário acontece nos quiosques de sorvete.

Eles são compactos e, automaticamente, demandam menos tempo e esforço para a montagem. A pequena quantidade de equipamentos, de materiais e de produtos contribuem para a praticidade e a facilidade de instalação e manutenção.

Baixo custo operacional

Como em toda empresa, os custos operacionais de um quiosque também existem, afinal, ele se manterá ativo todos os dias para atender às demandas dos consumidores. No entanto, por ser um negócio menor, também acaba gastando menos do que outros modelos. 

Exceto pelo aluguel, que pode variar muito de acordo com a localidade, outras despesas como: salário dos funcionários, limpeza, energia, armazenamento, matéria-prima, materiais, etc., saem um pouco mais baratos do que nos pontos de venda tradicionais.

Um bom exemplo é que enquanto o proprietário de uma loja precisa contratar alguém para cuidar da limpeza, no quiosque, por ser pequeno, os próprios funcionários conseguem limpar sem gastar muito tempo. E, na parte externa, os colaboradores do local (seja shopping, aeroporto, galeria…) costumam fazer a higienização.

Segurança

Por estarem em locais fechados, os quiosques, normalmente, garantem uma sensação maior de segurança aos consumidores e aos próprios funcionários. Embora eles fiquem mais expostos ao público, estão mais seguros do que em uma rua aberta, dependendo da região.

Além disso, os clientes podem comprar e seguir sem problema nenhum, já que no ambiente tem bancos, cadeiras e outros estabelecimentos.

Visibilidade

E, claro, não poderíamos deixar de falar da visibilidade que um quiosque de sorvete tem. Não só por estar em um ambiente com várias pessoas, mas também por poder expor seus produtos e estimular o desejo de compra.

Em alguns estabelecimentos, os clientes só veem os produtos se entrarem. Já nos quiosques, mesmo que eles não parem para olhar diretamente, estarão vendo os sorvetes nas vitrines, nos banners, na estrutura do quiosque e nos materiais de divulgação.

Quanto custa um quiosque de sorvete?

Na verdade, o valor de um quiosque de sorvete depende muito do modelo de negócio que você pretende implantar. Isso porque além da parte física e dos produtos, também é preciso investir no espaço em que ele será instalado.

Certamente, o valor do aluguel em um shopping de uma pequena cidade não é igual ao cobrado em um shopping nas grandes metrópoles. Além disso, outros ambientes (como galerias e aeroportos) também cobram valores específicos para que os estabelecimentos possam se instalar.

Também é essencial calcular os produtos, os fornecedores e a quantidade de funcionários. Todos esses fatores impactam diretamente no valor final do quiosque de sorvete.

A Mr. Mix, por exemplo, é uma rede de franquias com soluções completas quando o assunto é sorvetes. No cardápio, há versões soft, self-service, sobremesas, açaí, paletas, potes e picolés. E um dos modelos de negócios disponíveis para os franqueados é o quiosque.

Com um investimento inicial de até R$ 195 mil, os franqueados têm um lucro líquido médio de 22% sobre o faturamento e garantem o retorno em média, a partir de 12 meses. Mas, claro, esse não é um padrão em todas as marcas.

Quer saber mais sobre o modelo para ter o seu próprio quiosque de sorvete e começar a lucrar o quanto antes? Confira todas as informações na nossa página de franquias e descubra se vale realmente a pena investir!