Você sabe quem foi que inventou o sorvete? Descubra aqui!

VOCÊ SABE QUEM FOI QUE INVENTOU O SORVETE? DESCUBRA AQUI!

Você já se perguntou quem foi que inventou o sorvete? Se sim, saiba que essa é uma curiosidade comum para muitas outras pessoas. Afinal, todos querem saber quem foi a pessoa responsável por criar a deliciosa sobremesa gelada que todo mundo ama.

No entanto, a verdade é que não existe apenas uma pessoa apontada como a inventora do sorvete. Ele aparece em alguns momentos da história, portanto, o mais provável é que ele foi se espalhando e evoluindo com o passar dos anos.

Neste artigo, você vai entender um pouco sobre a história do sorvete e descobrir como a sobremesa ficou tão popular no mundo inteiro. Continue conosco!

Quem foi que inventou o sorvete?

Naturalmente, o sorvete cremoso, saborizado e bem acompanhado como conhecemos hoje não nasceu assim. Até porque, antigamente, não existiam tantos recursos quanto nos dias atuais. Máquinas modernas, refrigeradores específicos e ingredientes especiais não faziam parte da realidade há alguns milhares de anos.

E foi exatamente nesse contexto que a sobremesa foi criada! Se você perguntar quem foi que inventou o sorvete, certamente, vai se deparar com algumas histórias diferentes, cada uma em um momento específico.

Mas, de acordo com o Portal Invivo, do Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os primeiros registros do sorvete surgiram há mais de 3 mil anos, na China. Na época, não havia congelador, então, o ingrediente que levava frescor à receita era a neve. Segundo relatos, junto com ela, eram misturados suco de frutas, mel e até arroz.

Centenas de anos depois, a iguaria chegou na Europa e, com a tecnologia já existente na época, as formas de produção, de preparo e de consumo evoluíram.

Acredita-se que quem levou a sobremesa ao continente europeu foi o veneziano Marco Polo, após uma expedição feita à China. Ele teria levado os cremes gelados de frutas para a Itália e manteve a receita restrita à nobreza. Além disso, o mesmo também aconteceu na França, inicialmente somente a realeza teve acesso à sobremesa gelada e cremosa.

Estima-se que o público em geral teve acesso ao sorvete somente a partir de 1660, quando a sobremesa começou a ganhar “fãs” mundo afora.

Qual foi a primeira sorveteria do mundo?

O acesso do público em geral ao sorvete está diretamente ligado com o surgimento da primeira sorveteria do mundo. E, embora não dê para saber exatamente quem foi que inventou o sorvete, é possível rastrear os passos da primeira loja que comercializou a sobremesa.

Segundo a International Dairy Foods Association (IDFA) – em português: Associação Internacional de Alimentos Lácteos -, após os anos de 1960, o siciliano Francisco Procópio adicionou no cardápio do Café Procope, o primeiro café de Paris, uma receita com leite, creme, manteiga e ovos. Portanto, esse era o sorvete da época.

Nos Estados Unidos, embora haja alguns nomes para o possível responsável pela disseminação da sobremesa, há um local em que ela se popularizou primeiro: em Nova York.

A partir daí, os famosos gelados se tornaram famosos não só no país, mas no mundo inteiro, principalmente após a invenção da primeira máquina de sorvete.

E essa foi apenas a porta de entrada para um mundo de sobremesas geladas que cativam milhões de pessoas todos os dias. Os picolés, os sundaes, os gelatos e os famosos milk shakes são derivados (ou semelhantes) aos sorvetes e fazem tanto sucesso quanto o gelado mais antigo.

Quando o sorvete chegou no Brasil?

Dezenas de anos após a popularização do sorvete no mundo, ele chegou ao Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), a sobremesa chegou em solo brasileiro em 1834, pelo Rio de Janeiro.

A história conta que dois comerciantes cariocas compraram mais de 200 toneladas de gelo em blocos, que vieram em um navio de Boston (EUA), e passaram a fabricar sorvetes usando as frutas brasileiras como base.

Contudo, na falta de um equipamento que mantivesse a temperatura dos sorvetes sem derreter, eles precisavam ser consumidos logo após o preparo.

Atualmente, com as fábricas, os refrigeradores, os sabores diferenciados e a tecnologia de ponta, a sobremesa caiu nas graças dos brasileiros e não saiu nunca mais. Um levantamento feito pelo aplicativo de delivery Ifood revelou que, somente em 2022, foram feitos mais de 6,3 milhões de pedidos de sorvete na plataforma.

Como está o mercado de sorvetes hoje?

Com o passar dos anos, o mercado de sorvetes foi avançando e, hoje, alcança números excelentes no mundo inteiro. Dados da Abis mostram que os brasileiros consumiram mais de 1 bilhão de litros de sorvete somente em 2022.

Além disso, outro dado importante levantado pela entidade é que as empresas de sorvetes e gelatos têm faturamento superior a R$14 bilhões por ano. Ou seja, o mercado segue aquecido.

Sorveterias, restaurantes, quiosques, lanchonetes e franquias são alguns dos responsáveis por comercializar a sobremesa, que, por ser rentável, é comum que sejam boas alternativas para investir. Inclusive, recentemente, fizemos um conteúdo completo mostrando quanto custa para abrir uma sorveteria. Vale a pena conferir!

Quem foi que inventou o sorvete

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o mercado de sorvetes e de milk shakes? Então, confira o Blog da Mr. Mix e tenha acesso a diversos conteúdos atualizados sobre o setor.