Qual é a margem de lucro de uma sorveteria?

Qual é a margem de lucro de uma sorveteria?

Não há como negar que os lucros são uma parte importante de qualquer negócio, inclusive no ramo de sorvetes. Por isso, é muito comum que, antes de fazer um investimento, as pessoas se questionem qual é a margem de lucro de uma sorveteria.

Certamente, a margem de lucro ideal não é a mesma para todas as empresas de sorvetes, pois elas seguem modelos diferentes. Mas, mesmo assim, é possível chegar a um valor médio aproximado para boa parte delas.

Continue conosco e descubra qual é a margem de lucro ideal para ter uma sorveteria de sucesso!

Como calcular a margem de lucro?

Primeiramente, antes de chegar aos números, é essencial entender que a margem de lucro é a métrica que expressa o percentual do lucro obtido a partir da venda de um produto. No entanto, vale lembrar que lucro é diferente de faturamento.

Enquanto o faturamento é o valor total recebido com as vendas, o lucro é a sobra após a dedução de todas as despesas envolvidas no negócio.

Por exemplo:

Suponha que, com a venda de sorvetes, a empresa X faturou R$ 20 mil em um mês, mas precisou pagar R$ 15 mil em despesas. Nessa caso, o faturamento foi de R$ 20 mil, mas o lucro foi de R$ 5 mil, já que:

20 mil (receita total) – 15 mil (despesas totais) = 5 mil (lucro)

Sabendo qual é o lucro, calcular a margem fica ainda mais simples. Basta dividir o lucro pela receita e multiplicar por 100.

Seguindo o mesmo exemplo acima, a margem de lucro da empresa X foi de 25%, pois:

5 mil (lucro)/20 mil (receita total) * 100 = 25

E se a sua intenção é ser um franqueado no ramo de sorvetes, os cálculos não são muito diferentes. Dá para calcular a franquia facilmente, utilizando essa ferramenta. Mas, antes, vale a pena ler o artigo “Qual a margem de lucro ideal de uma franquia?” no Blog Mr Mix.

Qual é a margem de lucro de uma sorveteria?

Como você deve imaginar, não existe uma margem de lucro padrão para uma sorveteria. Afinal, vários aspectos são determinantes para o lucro final, como os custos da produção, o tamanho do negócio, os preços cobrados, a localização, a concorrência e a quantidade de vendas.

Porém, as margens de lucros das sorveterias são de, em média, 15% a 40%, dependendo do modelo de negócio.

Nos dois modelos de franquias de sorvetes da Mr Mix, por exemplo, o lucro líquido chega a 24%.

Mas vale lembrar que, além do suporte da franqueadora, os franqueados também têm acesso a produtos de qualidade, preços tabelados, despesas mais assertivas e um público bem consolidado.

“Tenho retornos muito positivos desde que abri minha primeira loja e, por isso, decidi investir nas demais unidades. Sei que todo o sucesso obtido vem do esforço e dedicação de ambas as partes. A franquia é uma ótima escolha para quem deseja empreender em um negócio próprio promissor”, conta Renato Poliiti, franqueado da Mr Mix desde 2009.

Qual é a margem de lucro de uma sorveteria?

Como aumentar os lucros de uma sorveteria?

Descobrir qual é a margem de lucro vigente de uma sorveteria é o primeiro passo para aumentar seus lucros. Portanto, se você notou que precisa aumentar os rendimentos da sua loja ou quer ter uma empresa com bons números, precisa colocar a mão na massa.

Mas tenha em mente que o ideal é trabalhar dentro da sua realidade, sem comparações com outros modelos de negócio. Até porque, como dissemos, vários fatores são cruciais para que a lucratividade aumente.

A seguir, nós separamos 4 dicas para aumentar a margem de lucro de uma sorveteria e não passar aperto no fim do mês.

1. Precifique corretamente

Colocar preço nos produtos pode ser um desafio para pessoas que não têm experiência no ramo. É um elemento que precisa de atenção redobrada, pois tem uma grande influência na margem de lucro.

Sendo assim, caso tenha dúvidas sobre o valor que está sendo cobrado, pesquise, analise a concorrência e calcule na ponta do lápis. O importante é não cobrar um valor muito abaixo, para não sair no prejuízo, e nem muito acima do praticado pelo mercado, para não espantar clientes.

2. Controle suas despesas

Lembre-se que nem todas as despesas são necessárias, principalmente se elas estão interferindo no lucro final do seu negócio. Por isso, nesse caso, é essencial fazer o controle de gastos e avaliar quais são essenciais, quais são desejáveis e quais são dispensáveis.

E o mais importante: certifique-se de que a empresa está conseguindo cobrir os gastos indispensáveis para o funcionamento da sorveteria.

3. Tenha bons fornecedores

Busque fornecedores que estejam alinhados com os seus valores e pretensões. Assim, além de ter acesso a produtos de qualidade, você pagará preços justos e, quem sabe, consegue bons descontos nos seus pedidos.

Qual é a margem de lucro de uma sorveteria?

A dica é pesquisar bem antes de negociar com a empresa que fornecerá os ingredientes ou produtos.

4. Ofereça valor

Por fim, a melhor forma de mostrar que o seu preço é justo é oferecendo produtos que valem a pena ser comprados. Afinal, ninguém quer pagar mais caro por “mais do mesmo”, concorda?

Preço e valor são coisas diferentes. O valor, é tudo aquilo que está atribuído ao seu produto, e pode agregar à experiência do consumidor, tornando-o valioso.

Para tanto, uma dica é estar sempre atento às tendências do mercado de sorvetes e às novidades do setor, para se destacar entre as demais empresas e oferecer uma melhor experiência de consumo.

Gostou das dicas? Confira outros contéudos que vão contribuir para o crescimento do seu negócio no Blog da Mr. Mix!