
Geralmente, os primeiros meses de uma franquia são marcados por aprendizados, adaptação e muita organização. Por isso, é natural que os franqueados queiram estar preparados para todas as novidades da fase inicial.
De fato, saber o que esperar dos primeiros meses é extremamente importante para criar expectativas realistas, entender quais são os desafios mais comuns e tomar decisões mais conscientes. Por isso, reunimos os pontos mais importantes no período inicial da operação. Vem conferir!
Depois de aguardar o tempo necessário para abrir uma franquia, vem um passo muito importante: transformar todo o planejamento em realidade. Portanto, chega o momento de aprender os processos na prática, investir em ações de divulgação e fazer os ajustes operacionais, conforme as necessidades vão surgindo.
Esse também é o momento ideal para se alinhar aos processos da franqueadora, levando em conta os padrões pré-estabelecidos, os treinamentos e orientações operacionais da rede. Todos esses pontos são cruciais para minimizar erros, ganhar eficiência no dia a dia e garantir que a unidade opere de acordo com os modelos da marca.
Além disso, é importante ressaltar que cada uma dessas etapas tem o suporte e o acompanhamento contínuo da franqueadora, que apoia os franqueados de perto desde o início do negócio.
Os primeiros meses de uma franquia são, basicamente, uma fase de transição entre o que foi planejado e o que está em operação. É nesse período que o franqueado começa a viver a realidade de ter uma unidade de franquia, atendendo todas as demandas do dia a dia.
A seguir, entenda como funciona essa etapa de adaptação e estruturação da base operacional.
É natural que, nos primeiros meses, o dia a dia do franqueado seja mais intenso e focado nas atividades operacionais, pois é uma fase de adaptação. Para entender 100% do negócio é preciso entender fluxos, conferir se os padrões estão sendo seguidos e corrigir possíveis falhas. Ou seja, deve acompanhar toda a operação de perto.
Além disso, pode ser que o franqueado tenha que atuar em diversas frentes, da gestão ao atendimento, já que toda a equipe também está em fase de estruturação.
Embora uma franquia já entre no mercado como parte de uma marca reconhecida, testada e com produtos aprovados, toda nova unidade precisa se consolidar no mercado local. E isso ocorre de forma gradual.
Portanto, nos meses iniciais, é fundamental que o franqueado esteja focado em tornar a unidade conhecida na região. Entre as principais estratégias estão as ações de divulgação desenvolvidas pela franqueadora, parcerias locais (inclusive com microinfluencers) e iniciativas que aproximem o novo negócio do público-alvo.
Com isso, a intenção é gerar visibilidade, atrair clientes e criar conexões.
O bom relacionamento com os clientes é uma construção contínua, mas precisa começar desde o primeiro atendimento. Por isso, os meses iniciais são cruciais para gerar confiança, fidelizar e fortalecer a reputação da unidade.
Além disso, também é muito importante ouvir os feedbacks, entender os hábitos de consumo da região e, sobretudo, melhorar cada vez mais a experiência oferecida a todos os consumidores.
Vale a pena destacar que o payback não acontece nos primeiros meses de uma franquia, ou seja, não há lucro imediato. Por isso, é extremamente importante que você construa uma base sólida para colher os resultados de forma gradual e consistente.
Porém, nada te impede de acompanhar os indicadores financeiros desde o início, para entender se a evolução está acontecendo conforme o previsto.
Não existe um tempo padrão para que uma franquia comece a dar retorno financeiro. Na verdade, costuma variar conforme o modelo de negócio, o segmento, o valor investido e os resultados da franquia nos primeiros meses.
Por exemplo, nos modelos de franquia de sorvete da Mr Mix, o tempo médio de retorno é a partir dos 12 meses. Já as franquias de milk shake da marca começam a dar retorno a partir dos 26 meses de operação.
De qualquer forma, para que você tenha expectativas realistas, avalie as projeções e o plano de negócio fornecidos pela franqueadora com cautela. Geralmente, isso ajuda a ter uma visão a médio e longo prazo, sem ansiedade para que o payback aconteça.
O passo fundamental para se preparar para os primeiros meses de uma franquia é entender que será preciso muita dedicação e aprendizado. Mesmo que você já tenha empreendido em um outro momento, é fundamental saber que existem regras e processos que precisam ser seguidos para se adequar ao modelo.
Também é importante que você não espere resultados financeiros imediatos, pois, como dissemos, é o momento de construir uma base sólida para o futuro. Por isso, é indispensável:
– Estudar o modelo escolhido;
– Participar ativamente do dia a dia da operação;
– Investir muito em divulgação e na presença local;
– Aproveitar todos os treinamentos, manuais e suporte que a franqueadora oferece;
– Cultivar um relacionamento positivo com os clientes.
Com a preparação adequada, as chances de construir um negócio estruturado, consistente e alinhado aos seus objetivos desde os primeiros meses fica muito mais fácil.
Quer saber mais sobre a fase inicial da abertura de uma franquia? Tire todas as suas dúvidas com o nosso time de expansão!