O que é sazonalidade de vendas e como aproveitar o período?

O que é sazonalidade de vendas?

Não é difícil imaginar que há acontecimentos que impactam diretamente na comercialização de alguns produtos, não é mesmo? Às vezes, o impacto é positivo, e em outras é negativo. Por isso, é essencial saber o que é sazonalidade de vendas.

No ramo de alimentação, os sorvetes são um bom exemplo de produtos que, geralmente, são afetados pelas sazonalidade. Durante o verão, as vendas costumam aumentar drasticamente, e no inverno pode acontecer o contrário.

Para algumas pessoas, os períodos sazonais costumam ser considerados como um “problema”. Mas o ideal é pensar neles de forma estratégica para aproveitá-los melhor. Quer saber como? Continue conosco, descubra o que é sazonalidade de vendas e a utilize a seu favor!

O que é sazonalidade de vendas?

Se você fizer uma pesquisa rápida, vai descobrir que sazonal é algo temporário ou típico de uma época ou estação do ano. Quer um exemplo? O Natal! É um período totalmente sazonal, pois ocorre apenas uma vez ao ano.

Mas como ele impacta nas vendas? Normalmente, nos dias próximos a 25 de dezembro, as compras de produtos relacionados com a época aumentam muito: panetone, Papai Noel, árvores, enfeites, guirlandas, etc. Todos eles são considerados produtos sazonais.

Em resumo, esses eventos e acontecimentos que alteram o padrão de compra dos consumidores em momentos específicos é o que chamamos de sazonalidade de vendas.

E, naturalmente, ela implica diretamente no faturamento das empresas.

Tipos de sazonalidade

Embora a definicação de sazonalidade seja apenas uma, existem alguns tipos que possuem características específicas. Nós separamos 5 deles para que você entenda o conceito com mais facilidade!

1. Sazonalidade semanal

A sazonalidade semanal ocorre quando o pico de vendas acontece em um ou mais dias específicos na semana. Por exemplo: não é difícil perceber que os bares são mais cheios nos fins de semana, como sexta, sábado e domingo. E, como esperado, nesses dias as vendas aumentam.

2. Sazonalidade mensal

Como o nome sugere, a sazonalidade mensal está relacionada a um período específico de cada mês. Como exemplo, podemos citar os movimentos nos bancos. Geralmente, nos primeiros dias do mês têm filas maiores, pois a maioria das pessoas recebem o salário nesse período.

3. Sazonalidade anual

Neste, podemos citar momentos que só acontecem uma vez no ano, mas que causam impactos significativos nas vendas. Todos os anos têm Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo e várias outras datas comemorativas e sazonais.

4. Sazonalidade de eventos

Se você não sabe o que é sazonalidade de vendas em eventos, imagine festivais, datas comemorativas, copas, Carnaval e outras celebrações que envolve comemorações e demandam produtos específicos para uso.

5. Sazonalidade de estações

Enfim, essa categoria não pode ficar de fora, embora também esteja relacionada à sazonalidade anual. Cada estação costuma ter características diferentes e, por isso, é comum que a busca por roupas, procedimentos, acessórios e produtos mude conforme a necessidade da época.

Como aproveitar a sazonalidade para vender?

Mesmo sendo algo natural e recorrente, a sazonalidade pode ser um grande desafio para alguns empreendedores. Afinal, nem sempre os impactos são positivos.

Mas é possível aproveitá-la para aumentar as vendas, inclusive em períodos adversos. Confira as melhores dicas abaixo!

Planeje-se com antecedência

Independentemente do tipo de sazonalidade que atinge o seu negócio, é possível montar um planejamento estratégico que te auxilie durante o período.

Pessoas que têm sorveteria, por exemplo, não sabem quantos sorvetes (e derivados) vão vender durante o verão. No entanto, é previsível que a busca pelo produto deva aumentar bastante.

Ou seja, dá tempo de se planejar e escolher as estratégias que colocará em prática durante a época que está por vir, atendendo a demanda.

Invista em novidades

Mesmo com o aumento certeiro no número de vendas, não é recomendável ficar esperando que os clientes “caiam do céu”. O ideal é que você invista e experimente novidades que vão atrair mais consumidores para o seu negócio.

Novos produtos, promoções especiais, preços competitivos e dias de ofertas são algumas ideias simples e que costumam dar certo.

Em 2023, a Mr Mix aproveitou o Mês das Bruxas para lançar produtos especiais de Halloween. Foi um sucesso e ajudou a potencializar as vendas em todas as franquias espalhadas pelo Brasil.

O que é sazonalidade de vendas?

Adeque o seu negócio

Outra dica certeira para os períodos de sazonalidade é adequar o negócio para “enfrentá-lo”. Mas calma! Não precisa ser algo grande, como uma reforma, por exemplo. Basta entrar no clima e deixar o empreendimento de acordo com a proposta.

Sem precisar gastar muito, dá para enfeitar o espaço físico, contratar funcionários extras, aumentar o estoque e treinar os colaboradores.

Preveja possíveis problemas e desafios

Mas claro que não basta saber o que é sazonalidade de vendas. É essencial entender também os impactos negativos que ela pode causar.

Por exemplo, você já parou para pensar no que as sorveterias fazem no inverno? Isso porque além de ser uma época mais fria, circula um mito de que produtos gelados fazem mal para a saúde nessa época do ano.

Sorveterias que não se preparam para a época até podem acabar no prejuízo, mas as que prevêem os desafios da estação conseguem pensar em formas de atrair o público mesmo nos dias frios.

Prepare-se para o restante do ano

Por fim, não se prenda tanto à sazonalidade! Lembre-se que, embora os períodos sazonais sejam importantes, o seu negócio precisa sobreviver em qualquer época. Então, prepare-se desde já.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a maioria das empresas têm potencial de vender o ano inteiro. Basta ter criatividade, planejamento e preparo para lidar com cada situação.

Precisa de dicas para gerenciar o seu negócio? Acesse o Blog Mr Mix e confira conteúdos que vão te auxiliar na sua jornada empreendedora!