O que é ponto comercial e por que ele é tão importante?

O que é ponto comercial e por que ele é tão importante?

Se você é novo no mundo dos negócios, provavelmente já se perguntou o que é ponto comercial, certo? Isso porque ele é parte fundamental para qualquer empresa que precisa de um local físico para desempenhar suas atividades.

Franquias, lojas, restaurantes, farmácias, sorveterias, escritórios… Todos esses estabelecimentos necessitam de um ponto comercial para operar. Além disso, também precisam escolher de forma estratégica, pois a decisão está diretamente ligada ao sucesso do empreendimento.

Neste artigo, você vai entender o que é ponto comercial, por que ele é tão importante para o seu negócio e como fazer uma boa escolha. Confira a seguir!

O que é ponto comercial?

Como explicamos no nosso glossário de franquias, ponto comercial é o local físico onde uma empresa opera as suas atividades. É nele que os clientes podem ter acesso aos produtos e serviços que são oferecidos ao público.

Em linhas gerais, o ponto comercial pode ser resumido como o espaço onde qualquer estabelecimento funciona.

Portanto, vale lembrar que a escolha do ponto comercial precisa ser estratégica, afinal, ele é um dos fatores que influenciam diretamente no sucesso (ou nas falhas) de um negócio.

Por que o ponto comercial é tão importante?

Quando alguém está abrindo uma empresa precisa definir vários aspectos importantes para o futuro do empreendimento. Um deles é o ponto comercial.

Sabe por quê? De nada adianta se uma empresa tiver os melhores produtos, atendentes bem preparados, um gestor competente e uma organização impecável se não estiver bem visível a possíveis compradores. Até porque, como você já deve ter ouvido, quem não é visto não é lembrado.

O ponto comercial influencia diretamente em diversos aspectos de um estabelecimento, como: visibilidade, fluxo de clientes, acessibilidade, concorrência, custos operacionais e até na percepção que as pessoas têm da marca.

Ou seja, a escolha precisa ser criteriosa e baseada em justificativas claras para não se tornar o motivo do fracasso de um empreendimento que tinha tudo para dar certo.

Como escolher um bom ponto comercial?

Dada a importância do ponto comercial para qualquer negócio, é essencial ter bastante cautela e estratégia no momento da escolha.

Porém, como há muitas pessoas que não tem experiência nessa etapa, nós separamos algumas dicas indispensáveis para tomar uma excelente decisão. Confira abaixo!

1. Estude o seu público-alvo

O primeiro passo para ter sucesso na escolha de um ponto comercial, certamente, é conhecer bem o seu público-alvo. Afinal, são eles que vão frequentar o local e precisam se sentir atraídos para isso.

Por exemplo, se o seu público é infantil, será que valeria a pena se instalar em uma rua onde só tem escritórios e prédios comerciais? Provavelmente, não!

Outro exemplo, se o seu negócio é voltado para um público classe C, faz sentido instalar seu ponto comercial em um bairro classe A? Haverá uma incompatibilidade. O ideal é que o seu negócio esteja onde os seus possíveis clientes também estão.

Sendo assim, observe regiões que sejam visíveis e acessíveis para o público que você pretende atingir. Somente assim a área será escolhida com mais assertividade.

2. Analise bem a localização

A localização de um ponto comercial precisa ser estratégica, já que será um ponto decisivo para o sucesso do seu negócio. Portanto, é essencial fazer uma análise cautelosa e responder a perguntas básicas, como, por exemplo:

– Meu público-alvo costuma passar por aqui?

– Essa região é segura?

– Meu estabelecimento ficaria visível?

– As pessoas conseguem acessar o local com facilidade?

– A localidade tende a crescer e se desenvolver (a curto, médio e longo prazo)?

Com base nas respostas, será bem mais fácil filtrar locais que, realmente, estejam de acordo com a sua empresa.

3. Considere a concorrência

Nem sempre é possível encontrar um local sem nenhum concorrente, mas quem disse que é preciso?

Às vezes, a falta de negócios do mesmo ramo não significa que a sua empresa terá sucesso absoluto e clientes exclusivos. Pelo contrário, pode significar que o público-alvo não frequenta aquela localidade.

Portanto, considere a concorrência – ou a falta dela – em todos os aspectos para conseguir lidar com os desafios que possam surgir.

Será que um iniciante deve ficar próximo de uma loja bem estabelecida, e concorrer com ela? Por outro lado, será que não seria mais fácil atrair o público que já frequenta lojas do mesmo nicho nos arredores?

Por se tratar de um tema bastante delicado e variável, o mais indicado é fazer uma análise específica, com informações precisas sobre o seu nicho e sobre a região. Isso porque a presença de concorrentes pode ser um ponto negativo, mas também positivo, em cada caso.

4. Calcule os gastos

Durante o processo de escolha, tenha em mente que o ponto comercial costuma fazer a diferença nos gastos operacionais de uma empresa. Se você quiser gastar pouco dinheiro, é preciso buscar locais acessíveis. No entanto, se o seu foco é conforto e boa localização, os custos podem ser maiores.

De qualquer forma, é bom lembrar que um ponto comercial envolve bem mais do que o aluguel ou a compra do espaço. É essencial pensar na manutenção, nos impostos, em possíveis reformas, na quantidade de móveis para preencher o espaço, etc.

Por isso, a dica é colocar todos os possíveis gastos na ponta do lápis antes de “bater o martelo” definitivamente. Essa etapa será importante para analisar se aquele ponto, de fato, está se acordo com o orçamento que você tem disponível.

Converse com quem entende do assunto!

Por fim, se mesmo seguindo todas as dicas você não se sentir totalmente confortável para escolher o ponto comercial da sua empresa, não hesite em consultar um especialista no assunto.

O que é ponto comercial

Existem profissionais que podem te ajudar a escolher um bom ponto, mas também há empresas que fornecem esse serviço gratuitamente, caso tenha relação com o negócio.

Por exemplo, a Mr Mix é uma rede de franquias que presta suporte para todos os franqueados. Desde a escolha do ponto comercial à inauguração, todas as etapas contam com o suporte e a consultoria de especialistas preparados para auxiliar no que for preciso.

A franqueadora utiliza da tecnologia para validação do ponto comercial através de em um software de análise geográfica, que possibilita a melhor escolha do ponto comercial em qualquer lugar do Brasil!

Foi assim que a franqueada Andrea Fonseca passou de uma para seis unidades na Região Metropolitana de Recife (PE).

E você, precisa da opinião de quem realmente entende do assunto? Fale com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre a escolha do melhor ponto comercial através do WhatsApp (19) 98231-6400 ou se cadastrando em nosso site!