O que é franchising? Entenda como o sistema funciona

O que é franchising?

Se você pretende empreender e está pesquisando sobre modelos de negócio, certamente já ouviu falar sobre o sistema de franquias, que vem crescendo ano após ano. Mas, ao ver tantos termos envolvidos, você sabe o que é franchising?

Para os que ainda não sabem, o termo é um sinônimo de “franquia” em português, e se refere ao sistema que envolve o direito de uso de marcas que já estão no mercado e pretendem se expandir.

Descubra o que é, como funciona e se esse é o modelo de negócio ideal para você!

O que é franchising?

O franchising, ou “franquia” (em português), é um modelo de negócio em que uma empresa ou pessoa (franquedor) cede a outros (franqueados) o direito de uso de marca, padrões, know-how, formas de operação e produtos exclusivos.

Normalmente, o sistema de franchising é vantajoso para ambas as partes envolvidas, pois o dono da marca consegue expandir a empresa de forma prática e rápida e a pessoa interessada pode montar um negócio bem estruturado, mesmo que não tenha experiência.

Em resumo, podemos considerar o sistema uma troca: o franqueador oferece suporte, experiência e toda (ou quase toda) a estrutura para operar o negócio. E, em contrapartida, o franqueado paga as taxas acordadas, segue o mesmo padrão da marca e aceita as regras impostas, lucrando junto da marca.

No Brasil, o modelo de franquias tem crescido nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de franquia faturaram, juntas, mais de R$ 200 bilhões em 2022. Além disso, houve um crescimento de 7,8% no número de unidades franqueadas.

O que é franchising?

Lei de Franquia

A Lei 13.966/2019, mais conhecida como a “Lei de Franquias“, foi sancionada em substituição à antiga lei de 1994, que levava o mesmo nome. A intenção é estabelecer regras para o sistema empresarial de franquias que atua em território brasileiro.

Mas o que é franchising conforme a lei? É um sistema que “autoriza […] um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual […] e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador“.

Além disso, há alguns pontos específicos na legislação sobre as franquias que merecem destaque:

Circular de Oferta de Franquia (COF): os franqueadores devem oferecer o documento com informações importantes e detalhadas sobre o negócio a todas as pessoas que demonstrarem interesse;

Valor do investimento: todos os valores referentes à aquisição, à implantação e à entrada em operação devem estar descritos no COF;

Suporte e treinamento: o franqueador precisa indicar ao franqueado o que oferece em relação a: suporte, supervisão, treinamento, manuais, serviços, etc.

Ou seja, a Lei de Franquia nada mais é do que um documento que estabelece os direitos e deveres das partes envolvidas no sistema de franchising.

Vantagens e desvantagens das franquias

Tão importante quanto descobrir o que é franchising é saber quais são as vantagens e as desvantagens envolvidas no modelo. Isso porque, assim como qualquer outro sistema, há pontos fortes e fracos que precisam ser levados em consideração.

A seguir, nós separamos 3 vantagens e 3 desvantagens do sistema de franquias. Confira e descubra se esse é o negócio ideal para você!

Vantagens

1. Experiência compartilhada

A falta de experiência pode ser um problema em alguns momentos da vida empreendedora, principalmente no seu início. Mas quem opta pelo sistema de franquias não precisa se preocupar (muito) com isso, pois contará com um auxílio extra.

Geralmente, as marcas que se tornam franqueadoras já estão consolidadas no mercado, oferecem suporte contínuo e têm know-how de anos. Ou seja, toda a experiência acumulada contribui significativamente para o sucesso dos franqueados. 

2. Redução de riscos

Sabe aquele medo que, normalmente, os empreendedores sentem quando abrem um novo negócio? Medo de não dar certo, de estar apostando no negócio errado, de perder dinheiro com o investimento, de não conseguir lucrar, etc. 

Eles ainda vão existir, mas, com certeza, os riscos de isso acontecer serão bem menores.

Quando uma marca decide se tornar franqueadora é porque está segura de que a replicação do padrão operacional tende a dar certo, por isso, é fundamental para seu sucesso, seguir as diretrizes da marca.

3. Custos menores

Se você já pesquisou quanto custa para abrir uma franquia, deve imaginar que fica bem mais barato do que abrir uma loja própria. E isso acontece por vários motivos: os franqueadores já têm fornecedores específicos, sabem cobrar preços justos, conseguem estimar um valor bem próximo dos gastos necessários e têm mais precisão na hora de fazer os cálculos.

Sozinho, em um negócio próprio, há grandes chances de você gastar dinheiro desnecessário ou acabar investindo em coisas que não vão te dar retorno.

Desvantagens

1. Pouca flexibilidade

Como tudo na vida, não há apenas pontos positivos no sistema de franchising. Também existe alguns pontos negativos e um deles é a falta de flexibilidade, já que a maior parte das decisões precisam partir dos franqueadores e serem seguidas pelos franqueados.

Claro que todos os donos de franquias podem fazer sugestões, mas a decisão final dificilmente cabe ao franqueado. Ele precisa seguir o padrão de todos os outros estabelecimentos que fazem parte da rede.

2. Taxas contínuas

No sistema de franquias, é importante deixar claro que o lucro obtido não fica totalmente para o franqueado. Por ter o direito de uso da marca, ele precisa pagar taxas que, geralmente, são baseadas na receita bruta.

O percentual é definido com antecedência, assim como o prazo (que pode ser mensal, anual, etc.) para que o franqueado possa se preparar. Mas o certo é que as taxas são contínuas.

3. Riscos de reputação

Por fim, não podemos deixar de citar o alto risco de atingir a reputação de toda a rede de franquias como um ponto negativo. Isso porque as lojas têm o mesmo nome, então, automaticamente, todas são afetadas quando ocorre algum tipo de problema.

Por isso é tão importante escolher uma franquia experiente, sólida, sem envolvimento em polêmicas e que tenha credibilidade.

Quer entender um pouco mais sobre o sistema de franchising? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!