O que devo saber antes de abrir uma sorveteria?

O que devo saber antes de abrir uma sorveteria?

Ter o próprio negócio no ramo de sorvetes é o sonho de muita gente. Porém, quando se trata de um empreendedor inexperiente, é comum surgir questionamentos como “o que devo saber antes de abrir uma sorveteria?”.

Essa não é uma pergunta simples de responder, afinal, há muito a aprender antes de entrar no mundo dos sorvetes. Mas também não é nada impossível e, certamente, até os jovens empreendedores, podem colher bons frutos nessa jornada.

Neste artigo, nós vamos listar alguns fatores que você precisa saber antes de abrir uma sorveteria para manter um negócio de sucesso. Vamos nessa?!

O que devo saber antes de abrir uma sorveteria?

Se a sua intenção é abrir uma sorveteria, o ideal é se preparar e estudar para gerir o negócio de forma adequada. Conhecer esses pontos farão com que você esteja por dentro do ramo e tenha mais chances de fazer dar certo.

Pensando nisso, separamos 5 coisas que você precisa saber antes de empreender em uma loja de sorvetes. Confira a seguir!

1. Valor médio de investimento

Você já se perguntou quanto custa abrir uma sorveteria? Se a resposta for “não”, é bom começar a pensar nisso a partir de agora. Assim como qualquer outro negócio, uma loja de sorvetes precisa de um investimento inicial e você deve saber pelo menos a média desse valor.

Tenha em mente que para abrir uma sorveteria não basta comprar vários sorvetes (ou fabricar) e sair vendendo. É necessário ter planejamento, um plano de ação bem estruturado e muita mão na massa.

Além disso, para ter uma média de valores, é preciso levar em consideração a estrutura física, os equipamentos, a matéria-prima (ou mercadoria), os recursos humanos e o capital de giro necessários para manter a empresa funcionando.

Certamente, não será possível chegar a um valor final exato, mas dá para ter uma base e analisar se está dentro da sua realidade.

2. A sazonalidade pode ser driblada

Um dos medos de quem está pensando em vender sorvetes é a sazonalidade, afinal, o inverno pode ser um grande empecilho para as sorveterias. De fato, é um desafio, mas isso não quer dizer que não seja possível superá-lo.

Montar um cardápio especial para o inverno é uma das soluções mais eficazes para manter a rentabilidade nos meses em que as temperaturas estiverem mais baixas.

Todos os anos, nós inovamos no cardápio da Mr Mix e isso tem dado muito certo para nós e para os nossos franqueados. Em 2023, por exemplo, o fondue foi a alternativa proposta para os consumidores que queriam fugir das sobremesas geladas. No fim, fez tanto sucesso que ele se manteve no menu de toda a rede de forma opcional.

No ramo de sorvetes existe a sazonalidade, mas ela pode ser revertida com criatividade.

3. De olho nas tendências

Não há como adentrar em um mercado sem conhecê-lo, concorda? Principalmente porque as coisas evoluem a cada dia que passa. Sendo assim, o ideal é que você esteja atento às movimentações do ramo e acompanhe o que vem surgindo de novo.

Algumas das tendências do mercado de sorvetes que merecem destaque são sustentabilidade, alternativas “gourmetizadas”, negócios pequenos e acessíveis, canais de vendas diversificados e soluções personalizadas.

É certo que nem todas elas se aplicam a todos os negócios, porém, é imprescindível que você estude cada uma e identifique as que fazem sentido na realidade da sua sorveteria.

4. Cardápio atrativo é indispensável

Precisamos concordar que existem milhares de sorveterias espalhadas Brasil afora, não é? Inclusive, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), no Brasil há mais de 11 mil empresas ligadas ao ramo de sorvetes e gelatos.

Em outras palavras, não faltam sorveterias para os clientes se refrescarem. Portanto, quem quiser atrair mais pessoas precisa se destacar entre as demais empresas, assim como em qualquer outro ramo de negócios.

Mas como fazer isso? Há diversas formas, mas, com certeza, ter um cardápio atrativo é uma das principais. Fuja do básico e ofereça o que há de mais saboroso, diferente e criativo.

Um bom exemplo disso é a linha kids da Mr. Mix. Ela é composta por produtos desenvolvidos especialmente para crianças, com cores e sabores diferenciados. Sorvetes “unicórnio” e picolés de chiclete e céu azul são alguns dos itens que compõem o cardápio destinado especialmente aos pequenos.

5. Franquias podem ser muito vantajosas

Se o seu sonho é empreender no ramo de sorvetes, mas falta experiência e um capital tão alto, a dica é pesquisar melhor sobre as franquias. Elas costumam ser mais acessíveis, oferecer um suporte maior e ter uma rentabilidade excelente.

Mas quanto custa uma franquia? A resposta é: depende. Existem franquias a partir de R$ 10 mil, dependendo da marca escolhida.

O que devo saber antes de abrir uma sorveteria

Além de ter acesso a um negócio já estruturado, produtos reconhecidos e diversos modelos de negócio para escolher, você terá suporte de pessoas experientes e acesso ao know-how acumulado pela empresa.

Leia o nosso artigo completo sobre o tema e descubra quanto é preciso investir para se tornar um franqueado de uma marca de sucesso.

Qual é o primeiro passo para abrir uma sorveteria?

Agora que já respondemos “o que devo saber antes de abrir uma sorveteria?”, chegou a hora de você colocar a mão na massa e dar o primeiro passo para empreender no ramo.

Para isso, o ideal é começar a pesquisar mais sobre o mercado e entender se ele é realmente o mais indicado para você.

Caso você tenha dúvidas e queira conhecer um pouco mais do mundo dos sorvetes e seus derivados, acesse o blog da Mr. Mix e fique por dentro de todas as atualizações sobre o setor!