Microfranquias: saiba o que é

Saiba o que é Microfranquia e suas vantagens.

Naturalmente, há diversos perfis de empreendedores, e para atender todas as demandas, existem diferentes modelos de negócio. Um dos mais populares é a Microfranquia, que é indicada para quem busca empreendimentos de sucesso, mas que necessitem de baixo investimento.

A verdade é que nem todas as pessoas possuem grande poder aquisitivo disponível para investir. No entanto, isso não é um impedimento para começar um novo negócio. Para isso, existem franquias baratas, menores e mais fáceis de operar.

Saiba tudo sobre esse modelo de negócio e descubra quais são as principais vantagens de investir em microfranquias baratas e com excelentes chances de sucesso!

O que são Microfranquias?

Microfranquia é um modelo de negócios do segmento de franchising caracterizada por exigir um investimento inicial menor do que é requerido nas franquias tradicionais. Ela também é caracterizada por ser de pequeno porte, ter baixo custo operacional e necessitar de uma operação simplificada em comparação com as demais.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), podemos classificar as microfranquias como franquias que possuem um investimento inicial de até R$ 105 mil. Ainda segundo a entidade, o valor equivale a três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante do Brasil, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.

No entanto, embora tenha alguns diferenciais específicos, as responsabilidades e os desafios são iguais aos de uma franquia tradicional. Além disso, é possível garantir um faturamento tão bom quanto o de modelos de negócios maiores.

Microfranquias: uma excelente opção de negócio

Atualmente, o sonho de muitas pessoas é ter uma empresa própria. Porém, na maioria das vezes, o alto investimento inicial faz com que o sonho seja adiado. O motivo é simples: nem todo mundo tem dinheiro suficiente para montar um negócio do zero.

Dessa forma, como alternativa, existem as microfranquias, já que elas demandam de um investimento baixo e, ainda assim, podem garantir um retorno muito bom. Mas esse é apenas um dos motivos de elas serem tão interessantes para quem pensa em empreender, principalmente para jovens e pessoas que ainda são iniciantes no mercado.

Dados divulgados pela ABF apontam que a pandemia aqueceu o interesse pelas microfranquias. Em 2020, aproximadamente 562 redes operavam com esse modelo de negócios e a tendência é crescer ainda mais. Ou seja, é um mercado que está em constante desenvolvimento.

Quais são as vantagens da microfranquia?

De modo geral, as microfranquias de sucesso costumam ser muito benéficas e, por isso, são extremamente atrativas. Assim como as franquias, elas também oferecem planejamento, estrutura e suporte contínuo para todos os franqueados.

Portanto, selecionamos as principais vantagens de investir em uma microfranquia. Confira e descubra se esse é um bom negócio para você:

– O investimento inicial e os custos operacionais são menores;

– Embora seja micro, existe ainda a possibilidade de uma margem de lucro alta;

– Os franqueados têm todo o treinamento e suporte necessários;

– A operação é mais simples do que a das tradicionais;

– É mais fácil para quem é inexperiente, e quer ter seu primeiro negócio começando do zero;

– As redes de franquias oferecem um plano de negócios completo;

– O sucesso não depende do tamanho, mas sim da dedicação e da força de vontade do franqueado.

Como escolher uma microfranquia?

Escolher uma boa microfranquia nem sempre é uma tarefa fácil, até mesmo para pessoas experientes. Isso porque a lista de opções é enorme e há várias alternativas realmente vantajosas.

Contudo, listamos algumas dicas indispensáveis para quem quer fazer um bom negócio e escolher uma microfranquia de sucesso. São elas:

Capacidade de investimento

Faça uma análise da sua capacidade de investimento e certifique-se, antes de mais nada, de que tem recursos financeiros suficientes para se manter por alguns meses, sem entrar para as taxas de mortalidade.

Segmento

Existem diversos segmentos de franquias, porém, não é recomendado escolher por acaso. Portanto, sempre opte por uma área que você tem afinidade, já que o sucesso do negócio também depende de você.

Reputação

Saiba qual é a reputação da franqueadora perante os clientes e os franqueados. Afinal, a marca também passará a ser “sua” e o ideal é estar em uma empresa reconhecida positivamente.

Pesquisa

Não esqueça de fazer uma pesquisa aprofundada para saber se a rede é realmente boa. Assim como pesquisar como anda o reconhecimento, e se há algum tipo de vinculação negativa.

De olho nas vantagens

Por fim, fique atento às vantagens. Quanto mais benefícios houver, melhor será para você. O ideal é prestar atenção no suporte que a rede dá aos franqueados antes mesmo de fechar o negócio.

Microfranquia de sorvetes Mr. Mix

Quando o assunto é investir em uma microfranquia de sorvetes a Mr. Mix é certamente uma das alternativas mais promissoras do mercado. O investimento inicial é de R$ 99 mil (já com taxa de franquia inclusa) e o custo operacional é super baixo. Também há a facilidade no manuseio dos produtos, já que não é necessário o seu preparo, uma vez que eles já vêm 100% prontos para serem vendidos. O que possibilita ainda, uma forte atuação no sistema de Delivery.

Além disso, a Mr. Mix está entre as melhores franquias no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) – com 5 estrelas – e é a única do segmento a conquistar 11 Selos de Excelência em Franchising consecutivamente.

Em suma, diferente do que algumas pessoas pensam, o suporte da rede para microfranqueados é o mesmo dado para o modelo de franquias tradicional, sempre valorizando a transparência e o apoio permanente. E todos eles têm acesso a:

– Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF);

– Treinamento administrativo e financeiro de gestão;

– Consultoria de campo permanente;

– Suporte na 1ª contratação do quadro de colaboradores;

– Treinamento estratégico e operacional de Marketing.

Franquia de sucesso

Todo esse apoio faz total diferença no sucesso dos franqueados, como explica Karen, que é franqueada Mr. Mix na cidade de Paulínia (SP) desde 2019. Antes disso, ela já era consumidora assídua da marca junto com sua família.

“Um dos motivos fortes que nos incentivou a ter uma franquia é que, além de ter produtos de qualidade, tivemos muita atenção e cuidado em todos os detalhes durante a negociação, e isso contou bastante para sentirmos confiança em fechar o negócio”, declarou a franqueada.

Que finalizou afirmando: “Tivemos todo o treinamento e carinho da equipe envolvida, e até hoje temos todo o suporte necessário. Todo retorno vem de muito trabalho e esforço, pois é gratificante trabalhar pra gente mesmo!”.

Então, está esperando o que para começar uma jornada de sucesso conosco também? Entre em contato com um de nossos consultores e descubra como dar o 1º passo para entrar no time Mr. Mix!