Microfranquias: entenda como funcionam

Embora o modelo tenha se popularizado nos últimos anos, nem todas as pessoas sabem como funcionam as microfranquias. Elas são as responsáveis por realizar o sonho de muitos empreendedores que querem fazer um investimento inicial pequeno e ter um retorno tão bom quanto as grandes empresas.

Não à toa, esse mercado tem chamado a atenção de investidores em todo o Brasil. De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o modelo tinha 28,9% de participação em 2020 e chegou a 36,9% em 2022.

Em suma, as microfranquias são semelhantes às franquias tradicionais, mas com diferenciais que se destacam: são mais baratas, têm operações simplificadas e grandes chances de dar certo.

Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então continue conosco e descubra como as microfranquias funcionam e se realmente vale a pena investir em uma!

Como funciona uma microfranquia?

Em síntese, as microfranquias podem ser definidas como “franquias de baixo investimento”. Isso porque, como o nome sugere, elas são um modelo de negócio micro e, por isso, têm um baixo custo operacional e necessitam de um aporte financeiro menor do que as demais.

Com um investimento inicial de até R$ 105 mil, as microfranquias surgiram para facilitar o acesso ao segmento de franchising, principalmente para jovens empreendedores ou para investidores que buscam mais praticidade na hora de empreender.

Em contrapartida ao que muitas pessoas pensam, as microfranquias funcionam basicamente como as franquias tradicionais. No entanto, há alguns diferenciais:

– O investimento e a estrutura são menores;

– Os custos operacionais são mais baixos;

– Não é necessário contratar muitos funcionários;

– É mais simples de operar;

– Tem grandes chances de sucesso, até mesmo para iniciantes.

Por que investir em microfranquia?

De fato, há muitos motivos para investir em uma microfranquia, porém, o principal deles é o fato de existir franquias baratas de sucesso. Afinal, uma empresa grande nem sempre siginifica bons resultados.

Assim como nas franquias tradicionais, todas as microfranquias têm:

– Treinamento e suporte antes de iniciar o negócio;

– Acesso a estratégias exclusivas de comunicação e marketing;

– Produtos e lançamentos já desenvolvidos;

– Apoio para levantar os custos de instalação e abertura;

– Assistência na resolução de problemas.

Além disso, até mesmo as microfranquias baratas são rentáveis por fazerem parte de uma marca forte, consolidada e já reconhecida no mercado.

Portanto, não é difícil chegar a uma conclusão: ter uma franquia “micro” com todos os benefícios de uma “macro” é ou não é atrativo e vantajoso?

No que se atentar antes de abrir uma microfranquia?

É importante lembrar que, embora uma microfranquia tenha um funcionamento mais simples, ainda há muitos desafios. Como em qualquer outro negócio, ser um franqueado demanda cautela e atenção, principalmente na hora da escolha.

Se você já pesquisou sobre o assunto, certamente percebeu que há muitas opções de microfranquias no mercado. Segundo a ABF, em 2020 no Brasil, mais de 560 redes operavam com esse modelo.

Sendo assim, é preciso ficar atento na hora de escolher. Portanto, confira a seguir quais pontos precisam da sua atenção:

Compatibilidade com o seu perfil

Em primeiro lugar, responda à seguinte pergunta: “Qual segmento tem a ver com o meu perfil?”.

Os lucros, certamente, são muito importantes para qualquer negócio, mas não dependem exclusivamente da marca. Logo, sua dedicação será imprescindível para que a microfranquia prospere. Portanto, escolha um setor de seu interesse e conquiste bons resultados.

Situação financeira

Certamente os custos com uma franquia vão muito além do investimento inicial. Por isso, certifique-se de que você está preparado financeiramente para arcar com os primeiros meses de negócio.

Posto isso, o mais recomendado é fazer um estudo financeiro e se preparar para diversas possibilidades.

Reputação da marca

Opte por uma marca que esteja alinhada com os seus princípios e que tenha uma boa reputação com os franqueados.

Uma boa dica é checar se ela tem o Selo de Excelência em Franchising, da ABF, e se está entre as melhores do ramo que atua. Nesse sentido, buscar a opinião de quem já é franqueado também é uma excelente alternativa.

Escolha de forma consciente

Por fim, não se baseie apenas na opinião dos outros. Ter uma franquia envolve sucesso, mas também exige responsabilidade e dedicação.

Portanto, pesquise, tire todas as suas dúvidas, analise e escolha uma empresa que esteja disposta a contribuir com o seu sucesso.

Como abrir uma franquia de sorvetes?

Inegavelmente o segmento de alimentação tem se destacado no setor de franquias, como revela a Pesquisa de Desempenho Trimestral da ABF. O levantamento apontou que houve um crescimento de 22,3% no 2º trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Ou seja, é uma excelente área para investir.

Além disso, devido ao clima do Brasil, ter uma franquia de sorvetes é uma ótima escolha. Aliás, na maioria das vezes, é melhor do que abrir uma loja própria. Na Mr. Mix, você pode optar por uma microfranquia de baixo custo operacional opor uma loja de completa Self-Service com Atacado (com sorvetes, açaís, picolés e paletas).

Além de estar entre as melhores franquias baratas, a microfranquia de sorvetes Mr. Mix oferece:

– Alta qualidade e sabores diferenciados;

– Preço justo e possibilidade de alto faturamento;Processo de produção artesanal com matérias-primas frescas e naturais;

– Baixo custo operacional e produtos 100% prontos para serem vendidos;

– Praticidade com o autosserviço.

Passo a passo para abrir uma franquia Mr. Mix

Na Mr. Mix, o processo de abertura é simples, prático e eficiente. E seguindo apenas 8 passos, já é possível ter uma microfranquia para chamar de sua:

1) Responda um pequeno questionário no nosso site;

2) Aguarde o contato de um de nossos consultores para esclarecer as dúvidas e encaminhar a ficha de perfil;

3) Depois que a ficha estiver preenchida, você será convidado para uma reunião de apresentação da microfranquia;

4) A Circular de Oferta de Franquia (COF) será apresentada com todos os dados detalhados sobre a parceria;

5) Caso esteja preparado para dar o próximo passo, você assinará o pré-contrato e realizará o pagamento da taxa de franquia;

6-Em seguida, o ponto comercial será escolhido e avaliado com o auxílio da equipe Mr. Mix;

Por fim, antes da abertura, você e a sua equipe receberão um treinamento completo de gestão;

Pronto! A sua franquia Mr. Mix pode ser inaugurada contando com todo o suporte necessário.

E agora que você já entendeu como as microfranquias funcionam, quer transformar o seu sonho em realidade? Então entre para o time Mr. Mix e tenha a sua própria franquia de sorvetes!