5 ideias para sorveteria pequena vender mais

5 ideias para sorveteria pequena vender mais

Naturalmente, o tamanho de uma loja influencia diretamente no seu rendimento mensal, mas esse não é o único fator importante. E para provar que é possível faturar bem mesmo no início da jornada empreendedora, nós selecionamos algumas ideias para sorveteria pequena se destacar no mercado.

Mas, antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que mesmo que o seu negócio ainda seja pequeno, isso não é (e nem deve se tornar) um empecilho.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), em 2023 existem mais de 11 mil empresas ligadas ao ramo e 92% delas são pequenas e micros. Mesmo assim, conseguem faturar, juntas, mais de R$ 14 bilhões por ano e gerar aproximadamente 300 mil empregos diretos e indiretos.

Isso quer dizer que, mesmo tendo um porte pequeno, não é impossível se destacar entre as demais sorveterias e obter um alto faturamento durante o ano inteiro.

5 ideias para sorveteria pequena vender mais

Inovação e criatividade são palavras-chave para que empreendedores de qualquer ramo de atuação consigam alcançar o sucesso que tanto almejam para o seu negócio. Porém, sabemos que algumas vezes é difícil encontrar elementos que transformem o estabelecimento em algo tão atrativo.

Por isso, trouxemos cinco ideais para sua sorveteria pequena colocar em prática e aumentar as vendas em qualquer época do ano. Confira a seguir!

1. Monte um cardápio atrativo

Não é regra, mas, geralmente, o grande destaque das grandes sorveterias é a variedade de produtos e de sabores. Afinal, quanto mais diversificado o cardápio for, maiores serão as chances de agradar mais pessoas.

Em contrapartida, nem todas as sorveterias pequenas têm estrutura para uma quantidade enorme de produtos. E nem precisa, sabe por quê? Na maioria das vezes, qualidade é bem mais importante que quantidade.

O ideal é focar nos produtos que estão sendo disponibilizados, e não na quantidade. Pense em sabores atrativos, nas versões mais vendidas, em linhas inovadoras e em sorvetes específicos para cada público.

Mais vale produtos limitados de alta qualidade, do que produtos ilimitados mal desenvolvidos. Dessa forma, será bem mais fácil se destacar entre as demais sorveterias, sejam elas grandes ou pequenas.

2. Aposte em campanhas

As campanhas fazem parte da estratégia perfeita para atrair mais clientes e conseguir aumentar as vendas. E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas não podem ser feitas apenas por grandes empresas.

Um dos pontos positivos é que não é preciso investir alto para fazer uma campanha realmente atrativa. No fim, o que conta mesmo são as ideias inovadoras e criativas. Dá para aproveitar as datas comemorativas do ano ou, simplesmente, selecionar momentos específicos para se destacar.

Um bom exemplo é a campanha “Palito Premiado”, da Mr. Mix, que ficará em vigor por 4 meses e tem como foco a venda de picolés. A ideia é que os clientes encontrem o palito contemplado ao comprar o produto e assim, receba outro na hora.

É uma ação de mecânica simples, extremamente divertida, atrativa e que pode ser colocada em prática tanto por pequenas quanto por grandes sorveterias, desde que bem planejadas.

3. Planeje-se para driblar a sazonalidade

A sazonalidade costuma ser um desafio para quem comercializa sorvetes e as empresas que não ficarem atentas a isso poderão passar por períodos de sufoco. Por isso, é essencial pensar em formas de se manter no radar mesmo em épocas bem específicas. 

Por exemplo, você já se perguntou o que as sorveterias fazem no inverno? Afinal, o senso comum é de que sorvete é para refrescar o calor, certo?! De fato, é verdade, mas isso não quer dizer que as lojas precisam fechar e aceitar o prejuízo nos meses frios.

Momentos como esses exigem um bom planejamento e muita criatividade para não perder os clientes. Produtos ou sabores exclusivos para inverno, podem ser uma solução.

Portanto, fique atento às épocas sazonais, às mudanças climáticas e às épocas com menos movimento para conseguir manter o pequeno negócio ativo em todos os meses do ano.

4. Considere a oferta de serviços de entrega

Uma das melhores ideias para sorveteria pequena é a possibilidade de delivery, pois além de economizar espaço na loja física, também consegue chegar ao público que prefere se manter no conforto de casa.

E mesmo que a sua sorveteria ainda seja pequena demais para contratar um entregador próprio, dá para aproveitar as oportunidades e fazer parcerias com entregadores independentes, que trabalham por conta própria ou por aplicativo.

O importante é seguir as tendências de mercado, expandir sua praça e disponibilizar serviços que, certamente, vão contribuir para o crescimento das vendas do seu negócio.

5. Seja ativo nos canais online

Sabemos que um espaço físico tem suas limitações, já o ambiente virtual é infinito e tem muitas possibilidades de ser explorado. Portanto, use a internet como aliada e esteja onde o seu público-alvo também estiver.

Comece criando perfis nas principais redes sociais e permita que as pessoas possam te encontrar, mesmo sem você ir até elas. A internet, ainda é um excelente caminho para ampliar a divulgação do seu negócio.

Por serem menores, as pequenas sorveterias acabam atingindo um público menor fisicamente, mas no digital essa realidade pode ser bem diferente, dependendo das estratégias utilizadas.

Por isso, esteja na internet, se mantenha ativo e utilize uma linguagem que cative e atraia mais pessoas para a sua sorveteria. Os custos são baixos (ou zero!) e as chances de conquistar mais clientes são bastante altas.

Na dúvida, invista em franquias

Embora essas ideias para sorveteria pequena sejam bem práticas, nem sempre é possível adequá-las a todos os negócios. Além disso, algumas delas envolvem investimento, seja de tempo, de dinheiro ou de recursos humanos.

Nesses casos, uma ideia que costuma  funcionar muito bem é optar pela adesão de franquias ou de microfranquias, pois se tratam de marcas já reconhecidas no mercado, com know-how, processos bem definidos e, nos melhores casos, certificados de qualidade.

ideias para sorveteria pequena

Normalmente, a empresa disponibiliza o nome, a identidade visual, os produtos (ou as receitas) e até o plano de marketing. Sem falar que os riscos de dar errado são mais baixos e as chances de crescer com a expansão da rede são bem altas. 

Ficou curioso e quer entender mais sobre o assunto? Nós temos um artigo bem completo que explica como funciona a franquia de sorvete. Vale a pena conferir no Blog da Mr. Mix.

E caso tenha alguma dúvida ou queira saber como as franquias funcionam na prática, envie um e-mail para expansao@mrmix.com.br e receba todas as informações necessárias.