O modelo de franchise – ou franquia, em português – tem se consolidado como uma forma rentável e segura de empreender. Afinal, ao investir nesse tipo de negócio, o empreendedor adquire os direitos de uso da marca, o padrão de operação, o know-how e a experiência de quem já está consolidado no mercado.
Contudo, embora seja um setor repleto de benefícios, tanto para investidores iniciantes quanto para os mais experientes, nem todos sabem como ele funciona e se realmente vale a pena investir.
Quer saber se esse é o modelo ideal para você? Neste artigo, nós vamos explicar o que é, quais são os principais tipos, as vantagens, os desafios e tudo o que você precisa saber antes de investir em franchise. Continue conosco!
Em português, franchise significa franquia e se refere ao modelo de negócio em que uma empresa (franqueadora) cede os direitos de uso da marca, dos produtos e dos processos operacionais a terceiros (franqueados).
Em troca de um investimento inicial e de taxas recorrentes combinadas previamente, o franqueado tem acesso a um negócio já estruturado, com treinamento e suporte da franqueadora, menos riscos financeiros e mais chances de sucesso.
O modelo é ideal para quem quer investir em qualquer segmento do mercado, sem precisar começar totalmente do zero, pois os negócios são testados, comprovados e reconhecidos.
Além disso, vale destacar que o sistema de franchising é regulamentado pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/2019), o que garante transparência e segurança jurídica para todos os envolvidos.
Embora sigam a mesma regulamentação, existem diversos formatos de franchise para atender a diferentes perfis empreendedores e modelos de negócio. Vão desde às tradicionais lojas físicas até opções mais flexíveis.
A seguir, confira os principais tipos de franquia e quais são as características e particularidades de cada um deles.
Considerada como o modelo mais tradicional, a franquia é considerada unitária quando o franqueador adquire o direito de operar apenas uma unidade da rede, na região pré-determinada no contrato. Porém, isso não quer dizer que o negócio não possa ser expandido futuramente.
Seguindo as regras do setor, o franqueado precisa obedecer todas as diretrizes, padrões e processos operacionais estabelecidos pelo franqueador.
É nesse tipo que as franquias da Mr Mix se encaixam! Por meio de contrato, os franqueados adquirem o direito de operar seguindo os padrões de identidade visual, cardápio e processos da rede.
A franquia master, ou master franchise, é menos comum, mas pode ser uma excelente alternativa para empreendedores focados em escalabilidade e expansão.
Nesse caso, o franqueado é autorizado a abrir diferentes unidades da rede em uma área estipulada, podendo ser uma região, uma cidade, um estado e até um país.
Além disso, mais do que ser um franqueado, ele pode intermediar a implementação feita por terceiros na área e, inclusive, receber um percentual dos royalties ou de outras taxas pagas por outros franqueados.
Em uma franquia home based, o franqueado pode trabalhar remotamente, sem, necessariamente, ter um espaço físico para implementar uma unidade da marca.
As franquias de consultoria, de vendas diretas ou de serviços financeiros, por exemplo, se encaixam nesse modelo.
Por ter uma proposta de “trabalhar em casa” e não necessitar de um ponto comercial fixo, esse tipo de franquia é considerado acessível e de baixo custo, sendo uma alternativa para quem pretende começar com um investimento inicial baixo.
O tipo de franquia “store in store” ou “shop in shop” envolve a implementação de uma franquia dentro de um estabelecimento que já existe. Isso permite que o franqueado aproveite a estrutura e o fluxo de clientes que frequentam o local.
Esse modelo é comum dentro de hipermercados, por exemplo. Neles, há pequenas lojas que comercializam produtos específicos.
O investimento nesse tipo de franquia costuma ser menor e acaba sendo mais fácil atrair o público desde o início da operação.
Por fim, no mercado de franchising também existem as microfranquias, que são modelos com investimento inicial de até R$ 135 mil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Além de ser uma alternativa mais acessível para empreendedores que têm capital reduzido, o modelo tende a ser mais enxuto, com operação simplificada e baixo custo operacional.
No entanto, as outras características se assemelham muito ao modelo tradicional (ou unitário).
Investir em franchise é, sem dúvidas, uma excelente oportunidade para empreendedores que buscam um negócio bem estruturado. Porém, assim como qualquer outro modelo de negócio, o setor apresenta tanto vantagens quanto desafios.
Quer saber o que esperar do setor ao longo do caminho? Vem descobrir os pontos positivos e negativos desse sistema!
O mercado de franquias costuma ser bem vantajoso e, por isso, não é difícil citar os benefícios dele:
– Marca reconhecida: Em vez de começar do zero, o empreendedor dá o primeiro passo como parte de uma marca já reconhecida e consolidada. Ou seja, fica mais fácil se inserir no mercado e captar clientes;
– Operação estruturada: O franqueado não precisará fazer testes e validação para saber o que pode dar certo, pois o modelo de negócio inclui processos definidos, padronização e gestão orientada;
– Suporte da franqueadora: Falta de experiência no setor não é um problema quando se pode contar com consultoria, treinamentos, manuais e as orientações de uma franqueadora com experiência de sobra no mercado;
– Menor risco de falência: Com tudo isso, as chances de erro são menores e, consequentemente, há menos risco de falência ou de o negócio dar errado, sobretudo no início da operação.
Considerar os possíveis desafios antes de fazer um investimento no setor de franquias também é fundamental. Por isso, é preciso estar ciente de:
– Taxas recorrentes: Naturalmente, quem está pensando em ingressar no ramo de franchise sabe bem que é preciso pagar algumas taxas, afinal, são elas que possbilitam o direito de uso. No entanto, vale ressaltar que esses custos são contínuos e obrigatórios;
– Falta de autonomia: Embora tenham liberdade total para fazer sugestões, todos os franqueados devem seguir à risca cada regra da franqueadora e não têm permissão para mudar os processos e padrões estabelecidos pela marca;
– Condições contratuais: E já que o assunto são as regras, é importante lembrar que todas as condições estabelecidas no contrato precisam ser cumpridas para evitar punições e pagamento de multas;
– Associação total à marca: Apesar de ser muito positivo fazer parte de uma marca consolidada no mercado, também há um ponto de atenção: quando a reputação de uma unidade da franquia é afetada, todas as outras podem sofrer as consequências, especialmente em relação à reputação.
Os custos com uma franquia podem variar bastante e envolvem bem mais do que o investimento inicial. Por isso, não há um resposta padrão para essa pergunta.
Geralmente, os valores variam de acordo com o segmento, com o modelo de operação e com o porte da rede. No etanto, os gastos comuns em qualquer tipo de franchise são:
– Taxa de franquia;
– Custos operacionais;
– Capital de giro;
– Taxas periódicas (royalties, fundo de marketing…).
As franquias de sorvete e milk shake da Mr Mix, por exemplo, demandam um investimento inicial a partir de R$ 130 mil. Contudo, o faturamento pode chegar a até R$ 1,7 milhão por ano.
Portanto, é importante considerar todas essas informações para definir se a franquia está alinhada com o perfil e com o potencial financeiro do empreendedor.
Nos últimos anos, o mercado de franchise no Brasil vem apresentando um excelente desempenho. Em 2024, o setor faturou mais de R$ 273 bilhões, um crescimento de 13,5%, segundo a ABF.
Os setores que mais se destacaram no ano foram: Entretenimento e lazer; Saúde, beleza e bem-estar; e Alimentação. Porém, todos os outros apresentaram crescimento.
Para 2025, as perspectivas continuam otimistas! As projeções estimam um avanço de 8% a 10% no faturamento, consolidando o sistema de franchising como um negócio com alto potencial de sucesso.
Em outras palavras, o mercado de frachise no Brasil continua a oferecer oportunidades promissoras para empreendedores que buscam investir em modelos consolidados.
Quer saber mais sobre esse segmento? Acesse o Blog da Mr Mix e acompanhe as principais tendências e novidades do setor!