Notícias sobre o fechamento de franquias sempre geram apreensão e insegurança naquelas pessoas que sonham em se tornar um franqueado. Afinal, esse tipo de encerramento passa a impressão de que é um mercado arriscado e cheio de incertezas. Mas será que realmente é?
Uma matéria da editoria de economia da UOL apontou que apenas 6,7% das franquias sobrevivem após os 2 anos. As demais não conseguem avançar e entram para o índice de mortalidade.
Os dados são reais, mas o que está por trás dos fechamentos precisa ser analisado, assim como em qualquer outro modelo de negócio. Isso porque, geralmente, existem motivos para que algumas franquias fechem no início da jornada, enquanto outras atingem o sucesso em poucos anos.
Neste artigo, nós vamos te mostrar por que ocorre o fechamento de franquias e como não cometer os mesmos erros no seu empreendimento. Continue conosco!
Podemos afirmar que, de modo geral, nenhuma franquia fecha por acaso. Sempre há um motivo (ou uma combinação deles) que afeta a operação e coloca o negócio em risco.
Por isso, entender os causadores é fundamental para entender quais decisões podem afetar o seu negócio. Veja quais são os principais a seguir!
Embora os franqueados tenham muito suporte da franqueadora, é indispensável que eles, pelo menos, tenha interesses relacionados ao segmento de atuação. Certamente, não precisa ter anos de experiência ou know-how avançado, mas é necessário ter, no mínimo, conhecimento básico do mercado e habilidades que ajudam no gerenciamento da unidade.
Um franqueado que não tem afinidade e nem interesse em aprender sobre o negócio tende a enfrentar dificuldades para gerenciar e tomar decisões estratégicas.
A escolha do ponto comercial é importante porque ela influencia, diretamente, a visibilidade do local, o fluxo de clientes, a acessibilidade e até a concorrência. Portanto, é preciso muita cautela e estratégia para definir a localização do empreendimento.
Algumas franquias, como a Mr Mix, costumam prestar consultoria e suporte aos franqueados na escolha do ponto comercial, inclusive com o auxílio de um software de análise geográfica. Mas nem todos os franqueados de outras redes têm essa sorte e isso pode ser determinante para o fechamento de franquias.
O suporte que a franqueadora oferece aos franqueados costuma ser extremamente importante para o sucesso da rede como um todo. Até porque é a marca que tem o know-how e a experiência que fizeram o negócio deslanchar.
No entanto, embora seja considerado um ponto forte do modelo de franchising, nem todas as empresas cumprem o que é prometido no fechamento de contrato.
Portanto, quando o suporte não acontece por meio de treinamentos, consultoria de campo e ações de marketing, fica bem mais difícil se manter competivivo no mercado e continuar aberto por muito tempo.
Infelizmente, nem todos os franqueados se preparam financeiramente antes de dar o primeiro passo e abrir uma franquia. E isso pode trazer consequência sérias até chegar no fechamento do negócio.
Quando um empreendedor não coloca na ponta do lápis quanto custa uma franquia, quais são os gastos envolvidos no negócio e como manter o controle das contas, fica difícil fazer uma gestão financeira eficiente, mesmo que o desempenho das vendas esteja excelente.
Problemas relacionados ao alinhamento de expectativas são reais e podem se tornar verdadeiros empecilhos no andamento de uma franquia. Às vezes, franqueados investem em uma marca baseada em promessas de rentabilidade alta e retorno rápido, mas isso nem sempre acontece e pode gerar frustração, além de dificuldades operacionais.
Vale lembrar que faturamento não é lucro! Portanto, por mais que a franqueadora faça promessas muito animadoras, é importante se basear em dados reais para não criar expectativas tão altas que possam te desmotivar no meio do caminho.
Antes de tudo, é importante deixar claro que o fechamento de franquias não é falha do modelo, mas sim da seleção e do suporte prestado pela franqueadora. Franqueados selecionados superficialmente podem compremeter a operação, assim como a falta de orientação adequada por parte do franqueador.
Por isso, uma boa forma de assegurar a parceria com negócios sólidos e escaláveis é conferir se a marca segue os critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), como explica a especialista em Expansão de Franquias da Mr Mix, Fabiana Andrade:
Em outras palavras, não há como driblar dados reais que são reflexos da realidade. Portanto, na dúvida, sempre considere franquias que tenham o Selo de Excelência em Franchising e tome decisões mais assertivas para o seu futuro.
O sucesso de uma franquia começa muito antes da inauguração! Na verdade, inicia no planejamento financeiro e na escolha da marca. Por isso, se você ainda está na dúvida sobre a rede que pretende investir, evite os motivos que tendem a afetar negativamente o seu negócio.
Os seus primeiros passos precisam ser estratégicos e direcionados para o futuro. Sendo assim, escolha uma marca que ofereça suporte muito antes da abertura.
Quer tirar todas as suas dúvidas e descobrir como não fazer parte do fechamento de franquias? Converse com os especialistas da Mr Mix e saiba tudo o que uma franqueadora precisa oferecer para te ajudar a prosperar!