Sorveterias são consideradas bons investimentos por diversos motivos, mas, sobretudo, pela alta procura. Durante o ano inteiro, há pessoas interessadas em se refrescar e apreciar a sobremesa em qualquer momento do dia. Mas e optar por uma fábrica de sorvetes, é uma boa escolha?
A verdade é que quem investe em qualquer negócio no ramo de sorvetes tende a se dar muito bem. Certamente, alguns são mais lucrativos que outros, mas, no fim, todos valem a pena.
Somente no Brasil há mais de 11 mil empresas ligadas ao setor de sorvetes e gelatos que, juntas, faturam mais de R$ 14 bilhões por ano, de acordo com a Associação das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis). Ou seja, é um investimento que tem tudo para dar certo.
Porém, você sabia que não é preciso ter uma fábrica de sorvetes para lucrar com fabricação própria? Neste artigo, nós vamos te explicar o porquê!
Uma fábrica de sorvetes é a empresa que produz a sobremesa antes de chegar nos freezers das sorveterias e de outros estabelecimentos. Pode até parecer algo “simples”, mas todo o processo de produção é composto por várias etapas até ser concluído.
Se você tem curiosidade em entender como fazer sorvete, saiba que a produção é composta por 8 etapas principais:
1. Seleção e separação dos ingredientes;
2. Pasteurização;
3. Homogeneização;
4. Resfriamento;
5. Inclusão de ingredientes extras;
6. Embalagem;
7. Congelamento;
8. Distribuição.
Naturalmente, há empresas que costumam fazer algumas alterações na ordem ou no processo, mas, de um modo geral, as etapas são sempre as mesmas.
Não dá para negar que ter uma fábrica de sorvetes é um excelente negócio. No entanto, como deu para perceber, o processo costuma ser bastante trabalhoso e demanda um alto investimento, quando a intenção é montar uma fábrica do zero.
Local amplo, matéria-prima, equipamentos, controle de qualidade, mão de obra, custos operacionais dos primeiros meses… Tudo isso deve ser considerado e incluso no valor do investimento inicial. Ou seja, normalmente, o capital investido precisa ser alto.
No mais, existem outros requisitos, além do dinheiro, que também precisam ser considerados ao pensar na abertura de uma fábrica de sorvetes, como: licenciamento e regulamentações, legislação, concorrência local, escala de produção, mercado atual, etc.
Em outras palavras, embora seja um empreendimento rentável, ele também exige muita cautela e planejamento financeiro, pois os custos tendem a ser elevados.
Portanto, sim, vale a pena abrir uma fábrica de sorvetes, mas se você tiver a oportunidade de vender produtos de qualidade sem precisar produzi-los, será uma excelente alternativa.
Talvez você não saiba, mas é possível vender sorvetes originais sem, necessariamente, ter uma fábrica.
Na Mr Mix, por exemplo, as receitas de todas as sobremesas são originais, com fabricação própria e produção artesanal. Sendo assim, todos os franqueados e revendedores podem comercializar os produtos exclusivos.
Além disso, os empreendedores podem escolher o tipo de negócio que pretendem investir. Por exemplo, atualmente a marca possui dois modelos de franquia de sorvetes: a loja de fábrica e o self-service com atacado. Embora tenham características diferentes, em ambos é possível vender produtos originais e exclusivos, que só a Mr Mix tem.
Aliás, não só dá para vender sorvetes originais sem ter fábrica, como a prática também oferece vários benefícios. Confira os principais a seguir!
Como dissemos, abrir uma fábrica de sorvetes não é barato, já que envolve a compra de vários equipamentos, contratações e custos operacionais. Por isso, investir em um modelo de negócio já “pronto” demanda um investimento menor e, claro, menos trabalho.
Com um aporte inicial a partir de R$ 99 mil, é possível se tornar um franqueador da Mr Mix e ter acesso a todos os produtos de fabricação própria da marca: sorvetes de massa, picolés, paletas e açaí.
Já pensou ter exclusividade, originalidade e qualidade sem precisar se preocupar com matéria-prima, processo produtivo e gerenciamento de uma fábrica? Investindo em uma franquia é possível.
Dessa forma, você pode focar no que realmente importa: as vendas e os lucros que elas podem gerar. Nos modelos de negócio da Mr Mix, o lucro líquido médio fica entre 15% e 24% do faturamento. Portanto, o mérito é todo do franqueado. Quanto mais ele se dedica, maior será a rentabilidade.
O ambiente fabril necessita de alguns cuidados que demandam conhecimento técnico e investimento financeiro. É comum, por exemplo, ter que lidar com possíveis falhas que podem acontecer durante o processo produtivo ou na gestão de estoque.
Os riscos, no entanto, são bem menores quando você gerencia um estabelecimento que comercializa os produtos já prontos. Ele também precisa de muita dedicação, é claro, mas são atenções diferentes e bem menos arriscadas.
Nada melhor do que fazer parte de uma empresa que é reconhecida pela qualidade e inovação no mercado, não é? Os níveis de preocupação diminuem bastante e a certeza de que o negócio tem tudo para dar certo, aumenta.
Em 2024, a Mr Mix recebeu o 13º Selo de Excelência em Franchising e se consagrou, mais uma vez, como a única franquia do segmento de docerias e sorveterias a alcançar tal reconhecido. Esse é o resultado de uma empresa que se dedica aos franqueados e aos consumidores e, por isso, vem crescendo cada vez mais.
Somente nos cardápios das franquias de sorvete há quase 100 opções de sorvetes de massa, picolés, paletas e açaís. Todos eles feitos com ingredientes de alta qualidade, receitas originais e produção artesanal.
Quer vender produtos de fabricação própria? Não precisa investir em uma fábrica de sorvetes, vem para a Mr Mix! Cadastre-se na nossa página de franquias e receba uma apresentação completa do modelo ideal para você.