
Nos últimos anos, muitas pessoas têm buscado alternativas para garantir segurança financeira, mas sem abrir mão da carreira principal. Porém, empreender como plano B se tornou mais do que uma fonte de renda extra, mas uma oportunidade de explorar novas oportunidades e habilidades que, geralmente, não podem ser aproveitadas quando a empresa não é sua.
Com jornadas incertas, remunerações baixas e crescimento limitado, a chance de abrir um negócio próprio tem sido vista como uma decisão estratégica para conquistar autonomia, testar ideias e construir novas possibilidades para o futuro.
Descubra por que as pessoas têm investido cada vez mais no empreendedorismo como uma segunda opção!
Salários baixos, falta de perspectiva de crescimento, instabilidade financeira, mudanças nas empresas e no mercado… Essas são apenas algumas das justificativas que as pessoas usam para empreender como plano B e se tornarem donas do próprio negócio.
Além disso, depender de uma única fonte de renda pode ser arriscado, pois a estabilidade não é garantida na maioria das empresas e a possibilidade de “cortes de gastos” é real. Ou seja, um cargo que hoje é seu pode ser de outra pessoa amanhã, e isso nem sempre depende de você.
Paralelo a isso, abrir um novo negócio envolve custos, riscos financeiros e um tempo razoável para que o retorno do investimento comece a aparecer. Sendo assim, nem todo mundo pode colocar o empreendedorismo como a opção única para obter renda.
E essa tendência vem crescendo nos últimos anos. Uma pesquisa feita pela plataforma Gusto mostrou que 44% dos novos empreendedores de 2023 abriram a empresa enquanto ainda trabalhavam para outro empregador. Em 2022, o percentual era de 26%. Em outras palavras, é uma realidade que tem se tornado cada vez mais recorrente.
Embora seja uma excelente alternativa para muitas pessoas, a decisão de empreender (mesmo como plano B) não deve ser tomada de forma impulsiva e sem planejamento. Na verdade, ter o próprio negócio exige muitas responsabilidades, dedicação e desafios para dar certo.
A seguir, reunimos os principais fatores que podem indicar quando empreender como plano B pode ser uma boa escolha!
Identificar uma boa oportunidade de negócio ou ter uma ideia inovadora é, sem dúvida, um dos principais motivadores para quem começa a empreender como plano B. Isso porque, geralmente, permite a construção de algo novo e passa a gerar uma renda extra sem depender exclusivamente da carreira atual.
Colocar a ideia em prática enquanto trabalha é uma forma de atestar se o negócio realmente tem chance de prosperar e pode se tornar a fonte de renda primária futuramente.
Ter capital financeiro, tempo e conhecimento para começar a empreender torna o início do negócio bem mais fácil e com menos riscos envolvidos. Por isso, se você tem recursos para fazer um investimento sem comprometer a sua renda atual, abrir uma empresa em paralelo às suas atividades pode ser uma boa alternativa.
A falta de oportunidades, o crescimento limitado e a baixa valorização da carreira pode ser um bom estimulante para dar os primeiros passos e investir no próprio negócio.
Geralmente, quando você é seu próprio patrão, é possível assumir o controle da trajetória, desenvolver habilidades e aproveitar chances que não seriam possíveis sem arriscar. Agir pensando no futuro é como plantar “sementes” para depois colher.
Ter um perfil empreendedor claro aumenta a probabilidade de sucesso e costuma reduzir os impactos negativos de possíveis obstáculos que possam surgir.
Por isso, se você tem iniciativa, resiliência, capacidade de lidar com riscos e motivação para aprender, começar um plano B pode gerar frutos bem positivos, especialmente quando há planejamento estratégico e dedicação.
O empreendedorismo permite colocar habilidades e competências em prática que, muitas vezes, não se usa em carreiras tradicionais. Portanto, se você quer aprender a gerenciar negócios, lidar com clientes, exercer liderança e tomar decisões estratégicas, empreender pode ser uma escolha assertiva.
Mesmo como plano B, decidir empreender exige uma análise cuidadosa e um planejamento detalhado para que o novo negócio ocorra de forma estruturada. Afinal, nem toda oportunidade é capaz de dar início a um empreendimento promissor.
Pesquise sobre a concorrência, entenda as demandas reais dos potenciais consumidores e identifique possibilidades que vão te ajudar a tomar uma decisão segura.
Por fim, se você acha que empreender é uma escolha consciente, estratégica e alinhada aos seus objetivos, essa pode ser uma excelente oportunidade. Use a chance para testar ideias, desenvolver habilidades e construir uma nova fonte de renda sem comprometer o que você já tem na sua carreira atual.
Quer entender mais sobre empreender? Acesse o Blog da Mr Mix e encontre dicas, histórias de sucesso e estratégias para dar os primeiros passos com segurança!