Como comparar franquias do mesmo segmento? 7 critérios para avaliar antes da escolha

Comparar franquias

Comparar franquias do mesmo segmento pode ser um desafio, já que, às vezes, elas oferecem produtos parecidos e têm propostas semelhantes para a abertura de novas unidades. Por isso, antes de definir a melhor alternativa, é essencial ter uma visão detalhada do negócio para investir com segurança.

Fatores como o modelo de negócio, o suporte e treinamento oferecidos, a reputação da marca, os selos de excelência, a logística de fornecimento e o retorno financeiro precisam ser considerados porque tendem a fazer muita diferença no sucesso do empreendimento.

Portanto, se você tem dúvidas sobre como avaliar franquias da mesma área, neste artigo, trouxemos os principais pontos para você avaliar e tomar uma decisão estratégica e assertiva!

Como comparar franquias do mesmo segmento?

Comparar franquias deve ir muito além de conferir números e nivelar o melhor retorno financeiro. Na verdade, é preciso entender a estrutura do negócio, o nível de suporte oferecido aos franqueados e até o perfil ideal para gerenciar uma unidade de determinada marca. Somente assim é possível avaliar qual franqueadora realmente será vantajosa a longo prazo.

Pensando nisso, separamos 7 critérios que você precisa avaliar em cada marca para tomar uma decisão estratégica!

1. Modelo de negócio

O modelo de negócio de uma franquia é o que define a operação no dia a dia, inclusive, determina o que cabe ao franqueado e à franqueadora. Por isso, fazer essa avaliação permite definir se ele está alinhado com os seus objetivos e com o seu perfil empreendedor.

Para atender a diferentes perfis, a Mr Mix conta com 4 modelos de negócio, de sorvetes e de milk shakes, que operam de forma diferentes e, por isso, são recomendados para empreendedores distintos. Assim, os potenciais franqueados podem optar pelas franquias de quiosque, loja de milk shake, self-service com atacado e franquia de atacado de sorvetes.

Comparar franquias

Poder contar com a diversidade de modelos dentro da própria marca amplia as possibilidades de investimento e aumenta as chances de sucesso.

2. Suporte e treinamento oferecidos

Um dos maiores diferenciais que uma franquia pode ter é o nível de suporte que ela oferece desde a abertura da loja. Por isso, avalie como é o apoio que a marca dá aos franqueados e se, na prática, realmente funciona da maneira prevista.

Pesquise, visite unidades e converse com franqueados para entender se o suporte e treinamentos são bem estruturados e se você pode contar com a franqueadora sempre que precisa. Lembre-se que quanto maior o apoio, maiores também são as chances de alcançar resultados positivos desde o início da operação.

3. Reputação e credibilidade da marca

A reputação marca e como ela é reconhecida no mercado influencia diretamente na velocidade de crescimento da sua unidade. Se uma marca é bem vista, é natural conseguir atrair clientes com mais facilidade e já começar o negócio com uma base sólida. No entanto, se ela não trasmite nenhuma confiança, certamente isso impactará na crediblidade da sua loja.

O nível de confiança dos franqueados também faz toda a diferença. O Selo de Excelência em Franchising, recebido 14 vezes pela Mr Mix, é um dos indicadores que demonstram a qualidade e a transparência de uma marca, destacando, com números reais, qual é o índice de satisfação com a franqueadora.

4. Know-how e tempo de mercado

Quanto mais tempo uma franquia está no mercado, maior é o know-how e a experiência acumulada ao longo dos anos.

Esse é um critério importante para analisar porque empresas que sabem lidar com o mercado têm riscos menores, conseguem se adaptar com mais facilidade e contam com estratégias para permanecer relevantes mesmo após muito tempo no mercado.

Para o franqueado, é uma forma excelente de reduzir a curva de aprendizado e ir direto para o que dá retornos positivos. Então, sempre leve o tempo de mercado em consideração.

5. Logística e fornecedores

Ter produtos sempre disponíveis para os seus clientes é um fator inegociável, concorda? Sendo assim, compare como é a logística e o fornecimento de cada uma das franquias. Isso é importante porque os fornecedores precisam ser confiáveis, cumprir prazos, ter preços competitivos e mostrar que há controle de qualidade.

Contudo, tenha em mente que redes com fabricação própria tendem a garantir mais consistência, agilidade e produtos exclusivos e padronizados.

6. Investimento e retorno financeiro

Nessa etapa de comparar franquias também é fundamental analisar o potencial financeiro e estimativas de retorno que cada marca oferece. Talvez, as previsões sejam bem parecidas, mas é essencial se basear em projeções realistas e transparentes, considerando as unidades que já existem.

A Mr Mix divulga modelos de franquias com investimentos a partir de R$ 173 mil e faturamento que pode chegar a R$ 2,1 milhões ao ano. Mas os números não são aleatórios! Todos os potenciais franqueados tem acesso à Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e podem avaliar os dados reais relacionados à saúde financeira da empresa.

7. Capacidade de inovação

Por fim, é essencial ter em mente que o mercado está em constante evolução e as marcas precisam ser inovadoras se quiserem se destacar. Portanto, avalie quais franquias estão se mantendo atualizadas, com novos produtos, campanhas atrativas e por dentro das tendências.

Quanto maior for a capacidade de investir em inovação, maiores são as chances de ela se adaptar com facilidade às demandas do consumidor e se manter relevante e competitiva no mercado em que atua.

Foque em uma franquia que realmente vale o seu investimento

Depois de analisar todos esses critérios, certamente será bem mais fácil encontrar a franquia certa, não é?

Às vezes, as marcas são do mesmo segmento e têm propostas parecidas, mas apresentam detalhes que fazem total diferença no que diz respeito à credibilidade, à segurança e ao posicionamento no mercado. Na dúvida, sempre escolha a franquia que demonstre mais transparência, apoio contínuo e um modelo de negócio sustentável.

A Mr Mix é a prova viva de que experiência, dedicação ao franqueado e adaptação ao mercado são a chave para se tornar uma alternativa segura e promissora para quem deseja empreender com confiança.

Quer entender um pouco mais sobre o mercado de franquias? Então, conheça os modelos de negócio da Mr Mix e descubra quais deles estão mais alinhados com o seu perfil!