Como funciona o sistema de franquias?

Como funciona o sistema de franquias?

Você está pensando em mudar de vida e quer saber como funciona o sistema de franquias? Franchising foi um modelo de negócio estratégico desenvolvido pelos setores de administração e comercial de uma empresa para escalonar seus lucros através de um sistema de venda de licença e apoio à gestão centralizado.

O que é franqueado e franqueador?

O franqueador é a empresa dona da marca, que cede ao franqueado o direito de usar a marca, o conhecimento estabelecido da empresa, o modelo de infraestrutura, direitos em relação à distribuição ou facilidades de compra de insumos. O franqueado recebe a autorização de usar a marca. Além disso investe e trabalha na unidade, mas ainda assim paga royalties, ou seja, parte do faturamento ao franqueador.

Para fazer parte do negócio o franqueado precisa também fazer um investimento inicial, com valor que variam de acordo com o tipo e tamanho da franquia. Você pode usar essa calculadora de franquias para descobrir quanto pode lucrar com a sua franquia. Outro ponto importante para você saber como funciona o sistema de franquia é que pode existir um valor despendido regularmente para o uso de tecnologia, sistemas e modelos administrativos, sem que esse acordo caracterize um vínculo trabalhista.

-> Quero conhecer mais sobre a franquia Mr. Mix Milk-Shakes.

franquia de milkshake whatsapp

Como funciona o sistema de franquias segundo a lei.

Para legalizar os direitos e obrigações entre as partes, franqueado e franqueador, as franquias seguem a Lei 8.955/94, a chamada Lei de Franquias. Este contrato, que dá a permissão para replicar o modelo de negócio, contempla o licenciamento de marca, a transferência de know-how e a determinação de que o franqueado receba a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Este documento que deve ser recebido pelo franqueado até 10 dias antes de assinarem qualquer contrato ou fazerem qualquer pagamento. Nestes papéis estão redigidas todas as informações necessárias sobre a franquia, todas as exigências direcionadas aos franqueados depois de fecharem o acordo.

Vantagens da franquia para o franqueado.

Mas como funciona o sistema de franquias para um franqueado? Quais as vantagens e benefícios para aqueles que desejam abrir o próprio negócio dentro do modelo de franquias? Dentre as inúmeras razões que levam o futuro franqueado a escolher esse tipo de negócio, listamos alguns:

  • É possível abrir um negócio estabilizado sem necessidade de experiência empresarial no segmento.
  • Os riscos envolvidos são minimizados já que o conceito de negócio foi testado e apresenta resultados de sucesso.
  • O franqueado pode aproveitar dos benefícios de uma marca já reconhecida no mercado.
  • A possibilidade de usufruir de ferramentas de gestão, informações de mercado, dados internos volume de vendas, número de clientes, percentagem de lucros obtida, percepção das preferências, hábitos de consumo, gestão do ciclo de rotação dos estoques e das necessidades de reposição.
  • Existem vários modelos de negócios que se adaptam a cidades de diferentes tamanhos.
  • É possível ter vantagens de preços competitivos e ganhos de escala nas encomendas ao aproveitar os canais de distribuição e logística da matriz.
  • Os estudos de mercado elaborados são compartilhados entre os franqueados.
  • Compartilhamento de investimentos em publicidade que podem potencializar o alcance das campanhas.
  • Preferência na compra, ou aluguel de espaço por ser representante de uma marca já reconhecida.
  • Apoio técnico, administrativo e de gestão, inclusive na seleção do espaço, de acordo com critérios de área, localização e acessibilidades.

Que saber como funciona o sistema de franquias Mr. Mix MilkShakes? Para isso, você tem dois canais diretos com o seu setor de expansão de franquias no site www.mrmixmilkshakes.com.br para buscar informações: preencha a ficha de cadastro na aba “Seja um Franqueado” ou acione o botão de WhatsApp para solicitar a apresentação da empresa.

-> Solicitar apresentação do modelo de franquias de milk-shakes da Mr. Mix.

Franquia de Milkshake Contato