O ROI é um dos indicadores de desempenho financeiro mais importantes para qualquer negócio. Afinal, é ele quem determina se os investimentos realizados estão dando o retorno esperado. Mas a dúvida de muitos empreendedores é: como calcular o ROI de uma franquia de sorvetes?
Embora precise de valores específicos para ser calculado, a fórmula do ROI é bastante simples e pode te ajudar a tomar decisões mais assertivas, além de avaliar as ações que já estão sendo realizadas.
Neste artigo, você vai descobrir o que é ROI, como calcular e o que precisa ser feito para aumentar o percentual de retorno da sua franquia. Continue conosco!
ROI é a sigla de Return on Investiment – ou Retorno sobre o Investimento, em português – e pode ser definido como um indicador de desempenho para medir a lucratividade de um investimento feito. Em outras palavras, ele compara o valor lucrado com o que foi investido.
Assim como qualquer outro negócio, uma franquia de sorvetes também exige investimentos, no entando, é preciso acompanhar se eles realmente estão garantindo (ou podem garantir) o retorno esperado.
Sendo assim, quando a intenção é entender a lucratividade do negócio, calcular o ROI se torna indispensável.
Quando falamos em indicadores de desempenho, o ROI é um dos mais importantes, sobretudo no que diz respeito a investimentos e lucratividade.
Na teoria ele, basicamente, permite encontrar o resultado de um investimento feito. No entanto, na prática ele é extremamente importante e pode medir o desempenho das decisões tomadas e das que ainda estão sendo planejadas.
Para você entender melhor, separamos 3 motivos práticos que demonstram a importância de saber como calcular o ROI de uma franquia de sorvetes.
Todo e qualquer investimento visa algum tipo de benefício. Ao investir em uma franquia, por exemplo, o empreendedor busca obter lucros. Portanto, para saber se o valor investido realmente tem gerado bons frutos é essencial acompanhar a lucratividade.
Com o resultado em mãos, é possível identificar o percentual de retorno que a empresa tem gerado, se os lucros estão correspondendo ao esperado, além de ajudar a definir se o investimento realmente foi bom.
As decisões mais assertivas são tomadas com base em dados reais, portanto, sabendo o resultado obtido com o investimento feito é possível definir o que tem dado certo, o que pode melhorar e o que deve ser testado.
Se você souber, por exemplo, medir o retorno de uma campanha promocional realizada, poderá decidir, com mais segurança, os requisitos para campanhas posteriores, evitando gastos desnecessários.
Normalmente, as franqueadoras oferecem projeções de investimento, de faturamento e de lucro. Porém, o ROI pode confirmar esses números para que o empreendedor saiba se está alcançando todo o potencial possível de lucratividade.
Se os números estiverem abaixo do esperado, ficará mais fácil identificar os gargalos, ajustar as metas e traçar novas estratégias para alcançar melhores resultados.
Agora que você já sabe por que é importante saber como calcular o ROI de uma franquia de sorvetes, chegou a hora de colocar a mão na massa. Mas já adiantamos que a fórmula é básica e pode ser usada sempre que for preciso.
Para calcular o ROI, você só precisa subtrair o valor do investimento do valor do lucro líquido e, em seguida, dividir pelo investimento. Enfim, basta multiplicar o resultado por 100 e o valor final será o percentual de retorno.
Pode parecer complexo, mas, na prática, o cálculo é bem simples!
Suponha que você investiu R$ 130 mil em uma franquia de sorvetes e, ao final do primeiro ano, teve um lucro líquido anual de R$ 180 mil. Nesse caso, aplicando a fórmula do ROI, fica da seguinte maneira:
ROI = (R$ 180.000 – 130.000) / 130.000 * 100 = 38,4%
Ou seja, nesse caso, o ROI foi de 38%.
Se depois de calcular o ROI da sua franquia de sorvetes, você achar que o percentual não foi satisfatório, dá para virar esse jogo e apostar em estratégias que otimizem as receitas, sem precisar fazer nenhum outro investimento (pelo menos, não de dinheiro).
Por exemplo, um dos erros mais comuns ao abrir uma franquia de sorvetes é não aderir as ações da franqueadora. Geralmente, elas são pensadas para atrair mais clientes e aumentar a lucratividade em determinado período. As unidades que não aderem acabam perdendo chances reais de vender mais.
Mas não é só isso! Algumas formas simples e práticas de aumentar o ROI da sua franquia são:
– Fortalecer a presença da sua unidade nas redes sociais;
– Fazer parcerias com eventos locais;
– Treinar toda a equipe para fidelizar os clientes;
– Sugerir vendas complementares;
– Definir metas e traçar um plano para alcançá-las.
A partir dessas dicas, será possível aumentar o faturamento da sua franquia e, consequentemente, ter um ROI superior São ações simples, mas que fazem total diferença quando a intenção é potencializar resultados.
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