Como abrir uma sorveteria em 5 passos

Como abrir uma sorveteria

Você já pensou sobre como abrir uma sorveteria? Se sim, fique com a gente, pois é sobre isso que falaremos aqui!

6 em cada 10 brasileiros têm o sonho de montar o próprio negócio, segundo o relatório executivo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022, realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).

Ou seja, você não está sozinho! Assim como você, muitas outras pessoas sonham em empreender, mas nem todos sabem por onde começar. Por isso, como o ramo de sorvetes é a especialidade da Mr Mix, trouxemos as melhores dicas para quem quer empreender na área.

Descubra abaixo como abrir uma sorveteria e realizar o seu grande sonho de ter um negócio para chamar de seu!

Como abrir uma sorveteria?

Não existe uma receita pronta de como abrir uma sorveteria e fazer sucesso com ela. Porém, existem alguns passos que são indispensáveis e precisam ser considerados por quem deseja começar um negócio da maneira certa. Confira a seguir quais são eles!

1. Estude o mercado e os concorrentes

Muitas pessoas ignoram, mas fazer um estudo de mercado é essencial para descobrir informações com mais precisão sobre o “novo mundo” que você está entrando. Nele, deve conter os dados mais importantes para identificar as oportunidades e avaliar os riscos do empreendimento.

Pesquise sobre as tendências do mercado de sorvetes, o público-alvo, quem são seus concorrentes, onde estão localizados os negócios da área e quais deram certo. Certamente, essas informações serão bons guias para te direcionar.

2. Defina a localidade, o cardápio e os fornecedores

Esses três fatores são muito importantes e, por isso, devem estar entre as primeiras decisões a serem tomadas quando você pensar em como abrir uma sorveteria. Embora eles não sejam os únicos, serão cruciais para contribuir com o sucesso do seu negócio.

Primeiro, escolha um local que faça sentido para uma sorveteria e que esteja alinhado com os seus objetivos. Provavelmente, algumas localidades são mais caras do que outras, mas pense nelas como um investimento (sempre dentro da sua realidade financeira).

Além disso, monte um cardápio atrativo, que reúna produtos inovadores e os que todo mundo ama. É assim que a Mr Mix se mantém no mercado há mais de 17 anos e ainda consegue surpreender com sua variedade em produtos.

Como abrir uma sorveteria

3. Monte um plano de ação

O plano de ação é um dos documentos que você precisa para chegar ao seu principal objetivo. Nele, deve conter a sequência cronológica de como abrir uma sorveteria sem pular etapas. Ele pode ser considerado como um planejamento detalhado e facilita muito no momento de acompanhar as atividades.

Descreva nele os objetivos, o cronograma, o orçamento previsto, a lista de atividades necessárias e as previsões (tanto positivas quanto negativas).

4. Informe-se sobre a regularização

Manter o negócio dentro da regularidade é um dos principais passos para o sucesso. Por isso, informe-se sobre a necessidade de documentos, alvarás, registros, licenças e todas as exigências legais para ter uma sorveteria em funcionamento.

Geralmente, esse é um assunto delicado e que precisa de atenção redobrada. Então, se achar necessário, contrate um profissional que possa te assessorar e te auxiliar com toda a documentação.

5. Capriche na divulgação

Por fim, não economize nas ideias criativas e inovadoras para divulgar a sua sorveteria. Nesse primeiro momento, elas serão cruciais para dar evidência à marca e atrair mais pessoas para a sua loja.

As redes sociais são excelentes aliadas para começar, mas você também pode apostar em promoções, cupons de desconto, parcerias, ações promocionais e outras estratégias que contribuirão para a divulgação do negócio.

E quanto custa para abrir uma sorveteria?

Mesmo sabendo todos os passos de como abrir uma sorveteria, há outro fator extremamente importante: quanto custa uma loja de sorvetes?

Primeiramente, vale a pena deixar claro que, embora seja possível calcular uma média, não dá para chegar a um valor único. Isso porque existem várias condições que podem tornar o empreendimento mais caro ou mais barato.

Portanto, para chegar a um valor aproximado, é preciso calcular o que será gasto com:

Estrutura física: Principalmente se o local for comprado e/ou estiver localizado em uma região mais cara;

Mercadorias: Nesse caso, é preciso considerar fornecedores, tipos de produtos e/ou matérias-primas para produzir;

Equipamentos: Freezers, embalagens, aparelhos portáteis, utensílios e outros itens necessários para a produção e venda devem entrar na lista;

Recursos humanos: Dependendo do tamanho da sua sorveteria, é necessário contratar um quadro de funcionários;

Marketing e divulgação: Mesmo que no primeiro momento, o investimento seja pequeno, é essencial considerá-lo no cálculo;

Capital de giro: Considere as despesas dos primeiros meses e reserve o valor necessário para manter o seu negócio funcionando.

A partir dessas informações, ficará muito mais fácil chegar ao valor necessário para investir em uma sorveteria com mais facilidade.

Vale a pena abrir uma franquia de sorvetes?

Você já pensou em abrir uma franquia de sorveteria em vez de uma loja própria? Ainda que não tenha pensado, essa pode ser uma possibilidade muito vantajosa, principalmente para jovens empreendedores.

Em primeiro lugar, com uma franquia, você terá mais segurança para começar, pois poderá contar com suporte contínuo de uma franqueadora experiente e que já conhece o mercado. Você também poderá saber com maior exatidão o valor de investimento necessário para ativar sua loja.

Além disso, os produtos comercializados já serão conhecidos no mercado, os processos são padronizados, as estratégias de marketing são unificadas e você já começará com um nome que tem credibilidade.

Mas, claro, para isso é preciso encontrar uma franqueadora que é reconhecida e consegue oferecer todas (ou pelo menos a maioria!) dessas vantagens.

No Blog da Mr. Mix, nós temos um artigo bem completo que responde se vale a pena abrir uma franquia de sorvete ou uma loja própria. Vale a pena conferir!

Quer saber mais sobre o mercado de sorvetes? Conheça a nossa página de franquias e descubra como você pode se tornar um líder de vendas e trabalhar junto de uma marca com mais de 15 anos de know-how!