ABF: qual a importância do Selo de Excelência em Franchising?

Todos os anos, desde 1990, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) concede o Selo de Excelência em Franchising para as melhores empresas que fazem parte do mercado brasileiro de franquias. Para concedê-lo, os franqueados emitem suas opiniões e avaliam alguns quesitos da franqueadora, incluindo as performances econômica, operacional e de relacionamento.

Como uma boa franqueadora, a Mr. Mix não poderia ficar de fora! Pela 11ª vez, ela se manteve como uma marca de excelência em franchising e teve o reconhecimento como uma empresa de importante atuação no setor.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o Selo de Excelência da ABF e por que é tão importante recebê-lo!

O que é a ABF e o Selo de Excelência em Franchising?

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma entidade sem fins lucrativos que organiza e participa de ações que contribuem para o desenvolvimento do sistema de franquias no Brasil. Criada em 1987, a ABF conta com cerca de 1.200 associados. Dentre os quais estão franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores do setor.

Em todo esse período, além de prestar informações e apoio, a instituição também promove cursos, palestras, conferências, seminários e outros eventos técnicos para beneficiar os associados.

Já o Selo de Excelência da ABF é um reconhecimento concedido há mais de 30 anos para as melhores redes de franquias que atuam no Brasil. É basicamente uma forma de mostrar a relação e o compromisso que a franqueadora tem para com os seus franqueados.

No mercado de franquias, o selo da ABF funciona basicamente como um símbolo de que determinada marca possui credibilidade e confiabilidade suficientes perante os franqueados. E mais do que isso, é um incentivo para que as redes busquem melhorias, aumentem o desempenho e o nível de excelência.

Requisitos para obter o Selo de Excelência em Franchising

Existem duas formas de participar da avaliação: a franqueadora pode participar apenas da pesquisa com os fraqueados (que é aplicada pela ABF) ou, além da pesquisa, também pode concorrer à chancela do Selo de Excelência em Franchising.

Contudo, para ambas as modalidades, é preciso seguir algumas condições, que são divulgadas anualmente. Confira abaixo os requisitos exigidos em 2022!

Para participar da pesquisa e concorrer ao selo, a empresa precisa:

– Ter o 1º contrato de franquia assinado antes do dia 31 de dezembro de 2019;

– Ser associado à ABF antes do dia 31 de dezembro de 2020;

– Estar com as obrigações financeiras perante à ABF em dia;

– Possuir, no mínimo, 5 franqueados (sócios ou proprietários);

– Possuir, no mínimo, 10 unidades franqueadas em operação.

Para participar apenas da pesquisa, a empresa precisa:

– Ter o 1º contrato de franquia assinado;

– Ser associado à ABF;

– Estar com as obrigações financeiras perante à ABF em dia;

– Possuir, no mínimo, 3 franqueados (sócios ou proprietários);

– Possuir, no mínimo, 3 unidades franqueadas em operação.

Também é importante destacar que, para concorrer ao selo, as marcas franqueadoras são divididas em quatro categorias. São eles:

  • Pleno: Empresas com, no mínimo, 5 franqueados, 10 unidades fraqueadas e 2 anos como franqueador;
  • Sênior: Empresas com, no mínimo, 15 franqueados, 30 unidades fraqueadas e 5 anos como franqueador;
  • Master: Empresas com, no mínimo, 30 franqueados, 60 unidades fraqueadas e 10 anos como franqueador;
  • Mega: Empresas com, no mínimo, 100 franqueados, 200 unidades fraqueadas e 15 anos como franqueador.

Como receber o Selo?

Para receber o Selo de Excelência da ABF não basta atendar aos requisitos mínimos. Existe um longo processo, com a participação ativa dos fraqueados, para que a organização avalie se a marca merece ou não o reconhecimento.

O primeiro passo é a realização da pesquisa que, geralmente, dura, em média, cinco meses. Para emitir o selo de 2022, ela foi feita de forma 100% online com os franqueados.

Em resumo, cada franqueado avalia a satisfação das performances global, econômica, operacional, de relacionamento e sustentabilidade em relação à franquia.

Por fim, o selo é concedido às empresas que, em uma escala de 0 a 100, alcancem uma nota final que seja igual ou superior a 75.

Por que o selo da ABF é tão importante?

O Selo de Excelência em Franchising é extremamente importante porque aumenta a confiabilidade da marca, transmite mais segurança e atrai um número maior de potenciais franqueadores. Além disso, também ajuda às redes de franquia a melhorarem o desempenho, buscarem mais inovação e fortalecerem a relação com os seus franqueados.

E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Selo de Excelência da ABF não é importante apenas para as marcas franqueadoras, mas também para os fraqueados. Afinal, o intuito é fazer parte de uma franquia de sucesso, certo?

É muito comum que, ao pensar em adquirir uma franquia, o empreendedor tenha dúvidas e inseguranças quanto à empresa. E a melhor forma de sanar essas questões é pesquisando as conquistas, a credibilidade e o relacionamento da marca com outros franqueados.

Fazer parte de uma franquia que possui o Selo de Excelência é ter a certeza de que você está em um time sério, responsável, confiante e que está disposto a melhorar e oferecer todo o suporte necessário.

Selo ABF Mr. Mix

A Mr. Mix é a única empresa do segmento de sorveterias e milk shake a conquistar 11 Selos de Excelência em Franchising consecutivamente. Com 16 anos de história, nós estamos presentes em todo o país, com mais de 200 pontos de venda e 98 lojas. São mais de 3,3 milhões de produtos entregues por ano para satisfazer os nossos clientes diariamente.

O 11º Selo de Excelência recebido em 2022 só reforça o compromisso e a preocupação que temos em oferecer o melhor para os nossos fraqueados. E você pode fazer parte de todas essas conquistas!

Se está em busca de uma empresa que oferece todo o suporte necessário para administrar a sua unidade e necessita de profissionais qualificados ao seu lado, entre em contato com os nossos consultores e saiba como se tornar um franqueado Mr. Mix.