8 dicas para abrir uma loja de milk shake

loja de milk shake

No Brasil, investir em uma loja de milk shake costuma ser um excelente negócio, principalmente para quem pretende atuar no ramo de sorvetes e seus derivados. Além de ser refrescante e saborosa, a bebida é bastante popular e faz sucesso em estabelecimentos do mundo inteiro.

Mas para abrir uma loja e obter êxito, é preciso apostar nas estratégias certas e tomar decisões que contribuam para o sucesso do negócio. Será que você está pronto para dar esse passo?

Descubra a seguir as melhores dicas para colocar em prática na sua loja de milk shake e se destacar no mercado de sorvetes da sua região!

Melhores dicas para abrir uma loja de milk shake

Se engana quem pensa que para abrir uma loja de milk shake basta ter o dinheiro, um ponto de venda e produtos disponíveis… Na verdade, para ter um negócio de sucesso é preciso de bem mais que isso.

Confira abaixo 8 dicas certeiras para abrir uma loja de milk shake que seja atrativa, reconhecida e rentável!

1. Entenda as demandas

Essa é uma etapa fundamental antes da abertura da sua loja de milk shake e deve estar inserida na fase de planejamento. Ela é importante para que você possa entender o mercado, analisar a concorrência e avaliar as demandas na sua região.

A ideia é que, com isso, você consiga oferecer exatamente o que o seu público-alvo quer e precisa. Assim, será bem mais fácil se destacar em meio a tantas outras lojas que já existem.

2. Escolha um ponto estratégico

A escolha da localização do ponto de venda também é essencial para determinar o sucesso do negócio. Portanto, não negligencie a sua importância. Depois de avaliar as demandas da região e do público-alvo, chega a hora de colocar as informações coletadas em prática.

O ideal é optar por um estabelecimento bem localizado, em uma rua com um bom fluxo de pessoas e que tenha uma boa visibilidade. Além disso, a facilidade de acesso também conta muito, assim como os outros comércios que estão ao redor. Então, pense bem antes de decidir.

Se tiver capital disponível, existem ferramentas pagas específicas para a busca de pontos comerciais, vale a pena pesquisar e entender se faz sentido investir nestes recursos para a implantação do seu negócio.

3. Inove no cardápio

Quem pensa que milk shake é tudo igual está muito enganado. De fato, a bebida é semelhante em todos os locais, mas existem diferenciais bem interessantes, e não estamos falando apenas de sabores.

Claro que ter um cardápio com diversas opções é importante, mas dá para ir além. Você pode aproveitar novos ingredientes, acompanhamentos, itens diferentes e, claro, as datas especiais.

Um exemplo disso é que, recentemente, a Mr Mix lançou uma edição especial de Halloween e os clientes amaram. Foi um verdadeiro sucesso!

Por isso, ofereça um cardápio que seja constantemente renovado, assim, os clientes se manterão sempre interessados e você evita que os mesmos enjoem dos seus produtos.

4. Use a sazonalidade a seu favor

Todos sabemos que durante o verão a busca por sorvetes e milk shakes aumenta consideravelmente, afinal, é uma forma efetiva de se refrescar. Porém, isso não quer dizer que nas outras épocas do ano as vendas são, necessariamente, baixas.

Você já parou para pensar o que as sorveterias fazem no inverno? Elas lucram! Isso porque têm sobremesas versáteis que podem ser servidas em qualquer época do ano, desde que sejam adaptadas e tenham atrativos especiais para cada época.

5. Não abra mão da qualidade

Fornecedores duvidosos, ingredientes baratos demais e itens de baixa qualidade devem ser retirados da sua mira antes mesmo da abertura da loja. Sabe por quê? De uma forma ou de outra, são fatores que impactam diretamente na credibilidade da empresa.

Nesse caso, além de ficar atento aos produtos usados na produção, manter os padrões de higiene e de limpeza também é importante e tem impactos diretos no produto final.

Sem falar na equipe de atendimento, que deve ser bem treinada, pois entra como uma parte indispensável no quesito qualidade e é um dos aspectos mais valorizados pelos clientes.

6. Foque na experiência do cliente

Ao abrir uma loja de milk shake, há um fator tão essencial quanto a qualidade do produto e dos ingredientes: os clientes. Eles precisam estar entre as suas prioridades para que o negócio, de fato, dê certo.

Sendo assim, invista em atendimento personalizado, produtos atrativos, propagandas que geram identificação e possibilidades de compras que facilitem a vida dos consumidores. Certamente, se você investir pesado nesse quesito, vai conseguir ver a sua empresa decolar em pouco tempo.

7. Incentive as compras

Por si só, a sua loja de milk shake precisa ser atrativa. No entanto, isso não quer dizer que você não precisa levar cada vez mais consumidores para o estabelecimento. Pelo contrário, é essencial buscar novas formas de incentivar as compras e a busca pelos seus produtos.

Promoções, ofertas e campanhas são excelentes atrativos para chamar a atenção das pessoas. Como exemplo, podemos citar a promoção Palito Premiado e os cupons de desconto da Mr Mix. Ambas são ações simples, mas que geram grande sucesso entre o público.

8. Pesquise sobre franquias

Por fim, não deixe de explorar possibilidades antes de abrir a sua loja. Começar um negócio do zero pode ser cansativo, trabalhoso e demorado. Por isso, é importante considerar outros modelos de negócio, como a franquia.

Com ela, você não vai precisar cuidar de tudo sozinho. Vai ter todo o suporte, processos já definidos, ferramentas de gestão, auxílio no treinamento da equipe e estratégias de marketing já definidas. Ou seja, a sua preocupação vai ser uma só: vender!

Loja de milk shakes

Vale a pena abrir uma loja de milk shake?

Além de ser um produto bem aceito pelo público, também oferece diferentes possibilidades de comercialização e não demanda um valor tão alto de investimento inicial, então, sim, vale a pena investir em uma loja de milk shake.

Com todos esses aspectos favoráveis, as chances de sucesso são bem maiores, assim como aconteceu com a Andrea, uma das franqueadas Mr Mix em Pernambuco. Ela começou com uma loja de rua em 2014 e, em menos de 10 anos, já tem seis franquias em constante crescimento.

Ou seja, você também pode ter uma história de sucesso a partir de uma loja de milk shake. Quer saber como? Descubra mais sobre o mercado de milk shakes clicando aqui e entenda se esse, é realmente um bom negócio para você!