6 modelos de sorveteria para investir

6 modelos de sorveteria para investir

Assim como há diferentes tipos de sorvetes, também existem diversos modelos de sorveteria que fazem muito sucesso no Brasil. Por isso, é muito comum que empreendedores do ramo se questionem em qual deles investir.

Se você é um deles, chegou ao lugar certo! Nós selecionamos os 6 principais tipos de sorveteria para quem pretende investir em um estabelecimentos de sorvetes. Loja, self-service, atacado, temática… De fato, há tantas alternativas que fica até difícil escolher a ideal.

Quer descobrir qual delas é a melhor para você? Confira abaixo quais são os principais modelos existentes e como funciona cada um deles!

Quais modelos de sorveteria existem?

Devido à concorrência acirrada e ao grande número de estabelecimentos no Brasil, as empresas precisaram, mais do que nunca, segmentar os seus negócios para atingir o público-alvo correto e se destacar.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), até os primeiros meses de 2024, havia mais de 11 mil empresas ligadas ao setor no país. Ou seja, há muitas opções para quem pretende comprar a sobremesa.

Dentre as milhares de sorveterias existentes, há alguns modelos que são mais populares e costumam ser considerados bons investimentos. Veja abaixo quais são eles!

modelos de sorveteria para investir

Sorveteria tradicional

O estabelecimento tradicional está entre os modelos de sorveteria mais comuns que existem. Ele, basicamente, permite que os clientes vão até o balcão, escolham os sabores dos sorvetes e acompanhamentos (casquinha, cobertura, granulado…) e esperem a montagem.

No geral, esse tipo de sorveteria fica em lojas de rua ou quiosques, alguns com espaço para os clientes se sentarem para comer. No entanto, outras seguem apenas a modalidade “peça, pague e leve”, sem muito espaço no salão.

De toda forma, independentemente da maneira que os clientes são acomodados após a compra, a maneira de pedir é praticamente a mesma.

Sorveteria self-service

Como você deve imaginar, nesse modelo de sorveteria os próprios consumidores se servem e, por isso, podem montar o próprio sorvete da maneira que acharem melhor. Inclusive, também têm acesso às máquinas disponíveis, se for o caso.

No fim, o valor pago é de acordo com a quantidade, o tipo do sorvete e os acompanhamentos escolhidos.

Esse é um dos modelos de franquia de sorvetes da Mr Mix . Para esse tipo, o franqueado precisa ter um espaço de, no mínimo, 90 m² para que os processos saiam como esperado.

modelos de sorveteria para investir
Franquia de Sorvetes Self-service Mr Mix

Sorveteria artesanal ou Gelateria

De modo geral, os modelos de sorveteria artesanal não são tão comuns quanto os dois que citamos acima. Isso porque o sorvete ou gelato, acaba assumindo uma linha de produção diferente, sendo feitos diariamente.

Os sorvetes artesanais levam ingredientes naturais, de alta qualidade e têm um preparo mais sofisticado. Ou seja, costumam custar um pouco mais caro do que os demais e, por isso, atraem um público que busca opções mais frescas, diferenciadas e exclusivas.

Sorveteria food truck

É isso mesmo! Também existem food trucks de sorvetes que costumam atrair muitos consumidores. Para facilitar, as vezes sorveterias desse modelo costumam trabalhar com picolés ou máquinas de sorvetes expressos, que são fáceis de transportar e de operar.

Além disso, os caminhões são móveis, o que torna o negócio bem mais flexível. Eles permitem a participação em festas, eventos e em pontos específicos da cidade. Certamente, uma excelente maneira de lidar com a queda no número de clientes em algumas regiões.

Sorveteria híbrida

Esse também é um dos modelos de sorveteria bastante comuns, pois, além de sorvetes, o estabelecimento costuma vender outros produtos, como lanches, açaí e outros tipos de sobremesa.

Essa pode ser uma boa ideia para quem já tem um negócio, mas quer se aventurar pelo mundo dos sorvetes. Em outras palavras, pelo menos no início, não será preciso abrir mão dos outros produtos para vender a sobremesa, até que ela esteja totalmente estabelecida.

Sorveteria temática

Enfim, como o próprio nome sugere, uma sorveteria temática segue um tema específico tanto na decoração do estabelecimento quando nos sabores e no preparo dos sorvetes.

O tema fica a critério do empreendedor, então, dá para soltar a criatividade e pensar em temáticas que, provavelmente, agradaria públicos específicos.

Atualmente, não é difícil encontrar sorveterias que aproveitam datas comemorativas para criar campanhas e vender mais. Assim como a Mr Mix fez, lançando uma edição especial com produtos de Halloween. Contudo, ter um estabelecimento que explore um tema específico é uma excelente ideia.

Em qual modelo de sorveteria investir?

Como você pode ver, existem diferente modelos de sorveteria para investir. E, aliás, esses são apenas alguns deles, já que há vários outros. Portanto, você precisa escolher o que mais se adequa aos seus gostos e à sua realidade. Além de, claro, optar por um modelo com o qual você tenha afinidade.

Para isso, leve em consideração fatores como: facilidade de fornecedores, suas habilidades, valor do investimento, o público-alvo, o suporte disponível, a concorrência e outros aspectos que podem influenciar no seu negócio.

E que tal receber ajuda para encontrar o modelo ideal para você? Converse com os consultores especializados em franquias no WhatsApp (19) 98231-6400 e descubra se você está no caminho certo para investir!