6 erros comuns ao abrir uma franquia de sorvetes

6 erros comuns ao abrir uma franquia de sorvetes

Que a franquia de sorvetes é um empreendimento vantajoso todo mundo sabe, afinal, os benefícios de investir no sistema são muitos. No entanto, também há diversos erros comuns ao abrir uma franquia de sorvetes, você sabe quais são?

A verdade é que, por via de regra, por trás de todo franqueado, há um franqueador se dedicando para que a rede cresça e prospere. Porém, esse é um trabalho em conjunto, então, os franqueados também precisam cooperar para obter sucesso.

Quer descobrir quais são os erros mais comuns cometidos por quem empreende no ramo de sorveterias? Nós selecionamos os principais!

6 erros comuns ao abrir uma franquia de sorvete

Por mais vantajoso que o sistema de franquias seja, ele também é bastante desafiador, assim como qualquer outro negócio. E não seria diferente no mercado de sorvetes, mesmo lidando com produtos tão populares.

Mais do que vender produtos, uma sorveteria demanda dedicação, habilidade de gerenciar o negócio e muita força de vontade. Sem isso, alguns erros comuns ao abrir uma franquia de sorvetes se tornam bem visíveis.

Confira a seguir quais são os principais e saiba como não cair neles!

1. Desconhecer o público-alvo

Se pararmos para pensar, sorvete é um daqueles produtos que todo mundo ama, concorda? Dos mais novos aos mais velhos, todos adoram se refrescar e saborear a sobremesa gelada. Porém, isso não quer dizer que o público-alvo de uma sorveteria seja “qualquer um”.

Por mais que o público seja amplo, é preciso entender quem são os consumidores do estabelecimento para agradá-los e obter êxito na fidelização. É importante analisar a realidade da região em que atua, quais produtos são mais vendidos, quais os sabores menos procurados e até a atuação da concorrência local.

2. Querer um retorno financeiro imediato

É normal se preocupar com a margem de lucro de uma sorveteria, afinal, quem está investindo em algo precisa ter essa noção. Contudo, é indispensável lembrar que esse retorno não é imediato e não dá para pensar em reaver o valor investido tão cedo.

Algumas marcas consolidadas, como a Mr Mix, conseguem um prazo muito bom. No entanto, não é sempre assim que acontece. Os nossos franqueados têm o retorno em 12 meses, em média, mas ainda pode ocorrer antes do esperado.

3. Não investir em inovação

Um dos erros comuns ao abrir uma franquia de sorvetes é pensar que “sorvetes são todos iguais”. Na verdade, não é! E os clientes sabem bem disso. Há sabores, receitas, campanhas e propostas diferentes que contribuem (e muito!) para a venda.

Portanto, quem investe em uma marca que não aposta em inovação acaba ficando para trás. No cardápio das franquias Mr Mixquase 20 linhas diferentes que somam quase 100 sabores e nos orgulhamos em trazer cada vez mais novidades para cativar o nosso público.

franquia de sorvetes

4. Ignorar a sazonalidade

É um fato que a venda de sorvetes é contínua o ano inteiro, mas não podemos ignorar que ele é um produto sazonal e que as vendas são bem mais altas no verão. E você já se perguntou o que as sorveterias fazem no inverno? Com certeza, não podem ficar paradas!

Para evitar problemas financeiros, é essencial se preocupar antecipadamente e preparar um cardápio especial para cada época do ano. No inverno, por exemplo, quem ganha destaque são as nossas sobremesas, que acompanham calda quente e trazem o aconchego que o consumidor precisa. Portanto, adapte-se!

5. Não aderir às ações da franqueadora

Os franqueados precisam ter em mente que as franquias são modelos de negócios testados e validados, ou seja, os franqueadores sabem o que estão fazendo. Mas, infelizmente, alguns empreendedores esquecem e acabam cometendo um dos erros comuns ao abrir uma franquia de sorvetes.

Ações de venda e campanhas de marketing são pensadas, especialmente, para ampliar o negócio e atrair mais público. Então, é sensato aderi-las para garantir que a unidade tenha tanto sucesso quanto toda a rede.

Um exemplo de inovação recente (e opcional) que levamos aos franqueados da Mr Mix foi o carrinho de sorvete para festa. Uma forma eficaz de ampliar a marca, o público e os serviços de cada loja.

6. Subestimar a necessidade de divulgação

Fazer parte de uma marca reconhecida, com produtos de qualidade e um nome forte no mercado é incrível, mas não é o suficiente para garantir o sucesso de cada unidade da rede. O próprio franqueado também precisa se dedicar à divulgação constante, sobretudo local.

Aproveite a visibilidade nacional que a empresa tem, mas torne-se ainda mais “visível” ao marcar presença forte nas redes sociais, fazer parcerias, participar de eventos e encontrar potenciais consumidores para fortalecer o seu negócio.

Não caia nos mesmos erros!

Agora que você já conhece os erros comuns ao abrir uma franquia de sorvetes, fica bem mais fácil tentar não cair neles, não é? Dessa forma, você consegue apostar em estratégias para transformar os desafios em oportunidades.

Contudo, a maior dica para não cair neles é: escolha a franqueadora certa. Os erros, de fato, são comuns, mas não tendem a ser cometidos por empreendedores que têm uma boa relação e o suporte adequado de quem gerencia a rede.

Sendo assim, tenha bastante cautela antes de adquirir uma franquia de sorvetes e lembre-se que a escolha da marca será decisiva para o sucesso do seu negócio.

Opte por uma empresa bem preparada, com ideias inovadoras e estratégias que estejam alinhadas com o mercado. Ficar atento à avaliação que ela recebe dos franqueados também é importante, pois comprova o desempenho.

A Mr Mix está há quase 20 anos no mercado, é a única marca do segmento a receber 13 selos consecutivos de excelência em franchising, tem mais de 300 pontos de venda espalhados pelo Brasil e está pronta para te ajudar a dar o próximo passo!

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